domingo, 10 de julho de 2011

Forças pró-Kadhafi bombardeiam rebeldes ao sul da capital líbia

10/07/2011 12h06 - Atualizado em 10/07/2011 12h13

Forças pró-Kadhafi bombardeiam rebeldes ao sul da capital líbia

Governo tenta desalojar rebeldes de vilarejo a 100km de Trípoli.
A Líbia vive uma guerra civil desde fevereiro deste ano.

Da Reuters
Forças leais ao ditador líbio, Muammar Kadhafi, lançaram um bombardeio pesado contra combatentes rebeldes neste domingo (10) para tentar desalojá-los de um vilarejo que conquistaram, situado cerca de 100 quilômetros ao sul de Trípoli, a capital do país.
A localidade de Al-Qawalish é um estratégico campo de batalha para a investida dos rebeldes rumo à capital. Se eles conseguirem avançar além desse vilarejo chegarão à principal rodovia na parte norte do caminho para Trípoli, a região onde Kadhafi tem sua principal base de apoio.
O comandante rebelde Amignas Shagruni, em Al-Qawalish, disse à agência de notícias Reuters que nas últimas 24 horas forças pró-Kadhafi posicionadas alguns quilômetros a leste lançaram repetidamente bombas contra eles. Mas acrescentou: 'Ninguém ficou ferido, graças a Deus.'
Num período de 20 minutos, enquanto a Reuters visitava a linha de frente a leste de Al-Qawalish, pelo menos cinco bombas caíram na área. No entanto, elas não pareciam ter sido disparadas com precisão, pois atingiram aleatoriamente lugares nas colinas próximas.
rebeldes líbios se concentram na região de Gualish, oeste do país (Foto: Marco Longari/AFP)Rebeldes líbios se concentram na região de Gualish, oeste do país (Foto: Marco Longari/AFP)
Shagruni é um dos rebeldes que estavam controlando o último posto de controle dos opositores de Kadhafi antes da linha de frente. Ele disse que a aviação da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), que comanda a coalizão internacional no país, esteve em ação na área e atingiu posições das forças governistas.
'Eles bombardearam apenas uma vez, mas foi muito forte. Atingiram munições ou um míssil Grad porque foi muito forte, até o chão tremeu,' afirmou.
A Líbia vive uma guerra civil desde fevereiro, quando milhares de pessoas, inspiradas pelas revoluções nos vizinhos Egito e Tunísia, iniciaram uma revolta contra os 41 anos do regime de Kadhafi. Essa rebelião se tornou a mais sangrenta da 'Primavera Árabe' - os levantes populares que se espalharam pela região.
Kadhafi se mantém no poder, apesar dos ataques dos rebeldes e bombardeios aéreos da Otan, sanções econômicas e deserções de destacados integrantes de seu governo.
tópicos:Fonte g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário