domingo, 10 de julho de 2011

Líder Corinthians vence Atlético-GO e alcança quina inédita no ano

10/07/2011 17h50 - Atualizado em 10/07/2011 20h19

Líder Corinthians vence Atlético-GO e alcança quina inédita no ano

Com maioria na arquibancada, Timão sofre com atuação irregular, mas gol de Willian garante triunfo em Goiânia. Dragão se aproxima do Z-4

Por Carlos Augusto Ferrari Direto de Goiânia
O Corinthians transformou o Serra Dourada em Pacaembu neste domingo. Com a maioria nas arquibancadas mesmo como visitante, o Timão não repetiu as ótimas atuações das rodadas anteriores, mas venceu o Atlético-GO por 1 a 0. Willian, no segundo tempo, fez o gol que manteve o time invicto e na liderança isolada do Campeonato Brasileiro, com um jogo a menos.
O triunfo no Centro-Oeste coloca o Corinthians em seu melhor momento na temporada. Foi a quinta vitória consecutiva, um feito inédito em 2011 e alcançado pela última vez no primeiro semestre do ano passado. O time tem agora 22 pontos, em primeiro lugar, e enfrenta o Internacional às 21h da próxima quinta-feira, em São Paulo, em partida antecipada da 12ª rodada.
Já o Atlético-GO segue ladeira abaixo. Não consegue reagir e chega ao quinto jogo consecutivo sem vencer. Permanece com apenas oito pontos e encosta perigosamente na zona do rebaixamento. No próximo sábado, enfrenta o Avaí, às 18h30m, em Goiânia.

O milagre de São Julio Cesar
Não foi o primeiro tempo dos sonhos de Paulo César Gusmão e Tite. Para evitar um desgaste excessivo por causa do tamanho do gramado do Serra Dourada, maior do que o Pacaembu, o Corinthians trocou a habitual pressão dos jogos em São Paulo pela cautela e permitiu que o adversário tomasse a iniciativa. Os erros, porém, vieram dos dois lados, principalmente nos passes em jogadas de ataque, irritando os treinadores.
O Corinthians só não diminuiu o ritmo da marcação ofensiva, uma de suas principais armas neste início quase perfeito de Brasileirão. Foi com ela que os paulistas tiveram sua melhor chance, aos cinco minutos. Após bobeada dos zagueiros, Alex parou em boa defesa de Márcio, e Paulinho mandou para fora no rebote dentro da área.
Foi só. Em sua primeira partida como titular, Alex não se entendeu com os atacantes, errou bastante e esteve muito abaixo do que se espera de um reforço de R$ 14 milhões. Danilo lutou, mas não contou com o auxílio de Willian, em tarde infeliz. Pior para Liedson, que se isolou entre os zagueiros e quase não apareceu.
O Atlético-GO esteve melhor com a aposta na velocidade dos armadores Thiaguinho e Vitor Júnior. Com dificuldade para jogar pelo chão diante da defesa menos vazada do torneio, o Dragão levou vantagem pelo alto. Na terceira oportunidade, o centroavante Anselmo foi freado por um milagre. Julio Cesar salvou uma bola com o joelho direito após cabeçada. Alguns jogadores goianos comemoram o gol. O árbitro mandou seguir.
alex thiaguinho atlético-go x corinthians (Foto: Agência Estado)Na primeira partida como titular, Alex teve atuação ruim e foi substituído por Morais (Foto: Agência Estado)
Willian garante a vitória
O segundo tempo pouco mudou o panorama. O Atlético-GO tentou pressionar, mas esbarrou na boa marcação feita pelo Corinthians. Tite, contudo, não conseguiu corrigir a ligação entre defesa e ataque. Sem Jorge Henrique, machucado, Alex não manteve a velocidade da equipe.
O Timão só saiu de trás a partir dos dez minutos e por muito pouco não ficou em vantagem com Liedson. Márcio parou o Levezinho com duas boas defesas em uma cabeçada na pequena área e em um chute de fora da área. A melhora resultou em gol aos 24. Willian recebeu passe de Danilo entre os zagueiros, driblou o goleiro e tocou para a rede.
A desvantagem desestabilizou o Dragão. PC Gusmão aumentou a presença de área com a entrada do centroavante Marcão, ídolo da torcida. A mudança, contudo, em nada mudou o comportamento da equipe. O Corinthians tratou de cadenciar o jogo, tocar a bola e esperar o apito final para voltar a São Paulo com mais três pontos.
ATLÉTICO-GO 0 X 1 CORINTHIANS
Marcio, Rafael Cruz, Gilson, Anderson e Thiago Feltri; Pituca, Bida, Vitor Júnior (Ernandes) e Thiaguinho; Anselmo (Diogo Campos) e Juninho (Marcão). Julio Cesar, Weldinho (Wallace), Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Danilo e Alex (Morais); Willian e Liedson (Edenílson).
Técnico: Paulo César Gusmão. Técnico: Tite.
Gols: Willian, aos 24 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Thiaguinho (Atlético-GO); Danilo, Fábio Santos (Corinthians).
Data: 10/07/2011. Local: Estádio Serra Dourada, em Goiânia-GO. Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (DF). Auxiliares: Fábio Pereira (TO) e João Souza Paulo Neto (DF). Público: 19.150 pagantes. Renda: R$  Fonte Globo Esport528.100,00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário