sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Hóspedes constroem atalho para fugir de alagamento em hotel em SC

09/09/2011 16h32 - Atualizado em 09/09/2011 17h27

Hóspedes constroem atalho para fugir de alagamento em hotel em SC

Funcionários ajudam hóspedes a improvisar saída de hotel em Blumenau.
Limpeza deve começar em três dias, após água baixar, dizem bombeiros.

Rosanne D'Agostino Do G1, em Blumenau
Isolados em um hotel no centro de Blumenau, hóspedes decidiram improvisar e construíram um atalho para entrar e sair do estabelecimento que está com o térreo inundado. Com ajuda dos funcionários do hotel, eles descem por uma escada de incêndio, andam por cima de um banco de praça e completam o caminho por pedaços de madeira até chegarem ao asfalto seco para poder se alimentar, já fora do hotel.
Hóspedes improvisaram saída de hotel com escada de incêndio, banco de praça e pedaços de madeira para chegarem ao asfalto seco (Foto: Rosanne D'Agostino/G1)Hóspedes improvisaram saída de hotel com escada de incêndio, banco de praça e pedaços de madeira para chegarem ao asfalto seco (Foto: Rosanne D'Agostino/G1)
Um dos hóspedes, Marcos Roberto Reimer, de 28 anos, chegou à cidade no domingo a trabalho, onde deve ficar até o dia 17. Ele utiliza o atalho improvisado para sair do hotel para ir jantar em algum restaurante de Blumenau.
"Os funcionários agilizaram este caminho. Os bombeiros vieram aqui e embargaram, mas a água está acima do joelho, então continuamos usando o atalho", afirmou Marcos.

Barcos são usados em ruas alagadas de Blumenau (Foto: Rosanne D'Agostino/G1)Barcos são usados em ruas alagadas de Blumenau (Foto: Rosanne D'Agostino/G1)
Segundo o hóspede, o hotel tem luz, mas está racionando a água. "Televisão é que não tem, cortaram o sinal. E, sobre a alimentação, hoje teve café da manhã, mas não teve almoço", reclama ele.  Marcos morou a vida inteira em Blumenau e há apenas cinco meses reside em Chapecó, para onde se mudou a trabalho.
"A crise forte, mesmo, foi ontem (quinta-feira, 8). A chuva provocou quedas de árvores e deslizamentos. E a noite, começamos a retirada das pessoas que não queriam sair de casa. Agora a situação estabilizou", afirma o sargento do Corpo de Bombeiros Evandro de Melo do Amaral. Segundo ele, houve um aviso da Defesa Civil para que as pessoas saíssem de casas localizadas na área do centro da cidade assim que o nível do Rio Itajaí-Açu chegou a 8 metros acima do normal.
Nesta manhã, o nível do Rio Itajaí-Açu estava 12,4 metros acima do normal. A previsão do Corpo de Bombeiros é de que, em até três dias, o nível da água baixe na região central e tenha início a limpeza dos estabelecimento dos comércios e das ruas. Cerca de 150 bombeiros trabalham no resgate de pessoas ilhadas e de quem necessita de auxílio médico na região.
chuva blumenau (Foto: Rosane D´Agostinno/G1)Em Blumenau, ruas ficaram cobertas pelas águas do Rio Itajaí-Açu (Foto: Rosanne D´Agostino/G1)


32 bairros isolados
Todas as entradas para o centro de Blumenau estão bloqueadas por inundações e 390 ruas estão alagadas, conforme a Defesa Civil. As ruas estão desertas, porque o comércio está fechado e ninguém está trabalhando nesta sexta. Algumas ruas estão com mais de 2 metros de água.

O Corpo de Bombeiros conta com o auxílio de 23 barcos para retirar pessoas de regiões alagadas. Desabrigados são levados para 20 abrigos municipais.

Pelo menos 32 bairros de Blumenau estão completamente isolados pelas águas, além das cidades de Ilhota e Gaspar. Nesta manhã de sexta-feira, subiu para 16 o número de cidades que decretaram situação de emergência em Santa Catarina devido às fortes chuvas que atingem o estado desde segunda-feira (5).
Novo balanço da Defesa Civil do estado mostra que, agora, são mais de 669,4 mil o número de pessoas afetadas pelas inundações, sendo que mais de 48 mil estão fora de casa.

Duas mortes foram confirmadas até o momento. Um homem de 65 anos morreu após subir no telhado de sua casa e a estrutura desabar em Guabiruba, a 110 km de Florianópolis. Já nesta sexta, dois homens estavam em um barco no Bairro Pamplona, em Rio do Sul, quando o remo atingiu um fio de alta tensão. Um deles morreu no local e o outro foi hospitalizado, segundo o major Emerson Nerin.
chuva sc arte (Foto: Arte G1)Fonte g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário