sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Rebeldes enfrentam forças leais a Kadhafi em duas cidades da Líbia

09/09/2011 15h57 - Atualizado em 09/09/2011 21h25

Rebeldes enfrentam forças leais a Kadhafi em duas cidades da Líbia

Confrontos ocorrem em Bani Walid e Sirte, últimos redutos do coronel.
Paradeiro do ex-ditador é desconhecido desde a queda de Trípoli.

Do G1, com agências internacionais
Combatentes rebeldes da Líbia entraram em confronto nesta sexta-feira (9) com forças leais ao coronel Muammar Kadhafi em dois dos últimos redutos importantes do ex-ditador no país do norte da África. Os combates ocorrem horas antes do fim de um ultimato dado pelos rebeldes para a rendição dos aliados ao antigo regime.
Na cidade de Bani Walid, há confrontos nas ruas, segundo fontes dos rebeldes.
"Eles (os anti-Kadhafi) estão no norte da cidade enfrentando atiradores, e também entramos pelo leste", disse Abdallah Kanshil, uma autoridade do Conselho Nacional de Transição, que assumiu o governo provisório do país depois da queda de Kadhafi, em agosto.
Kanshil disse que há um morto e quatro feridos entre os combatentes rebeldes, e três mortos entre os pró-Kadhafi.
As forças do CNT "estão a um quilômetro da cidade" de Bani Walid, disse. Segundo ele, não se trata de uma ofensiva generalizada, mas de uma tentativa de neutralizar os combatentes leais a Kadhafi.
Manifestantes celebram a queda de Kadhafi na Praça dos Mártires, na capital Trípoli, nesta sexta-feira (9) (Foto: Reuters)Manifestantes celebram a queda de Kadhafi na Praça dos Mártires, na capital Trípoli, nesta sexta-feira (9) (Foto: Reuters)
  •  
Mapa da Líbia com destaque para as cidades de Bani Walid, Trípoli e Sirte (Foto: Arte/G1)
"Não lançaremos uma ofensiva sem uma decisão do CNT, mas agora não temos alternativa e queremos proteger nossas forças e os moradores da cidade", disse Kenchil aos jornalistas que estão a 20 quilômetros de Bani Walid.
Os comandantes do CNT no local dizem esperar para agir que expire o ultimato lançado contra os kadhafistas em Bani Walid para se render nas primeiras horas de sábado.
Sirte
Na região de Sirte, cidade natal de Kadhafi, combatentes rebeldes enfrentaram homens de Kadhafi armados com foguetes, fora da cidade, segundo o porta-voz militar Ahmed Bani.
A contra-ofensiva das tropas de Kadhafi começou com a chegada de um comboio de veículos dos partidários do coronel à linha de frente, situada na saída leste da localidade do Vale Vermelho.
Depois de horas de intenso confronto, os combatentes do novo regime mantinham suas posições atrás de dois prédios na saída da cidade e respondiam com canhões antiaéreos. Pelo menos um deles ficou ferido, informou o jornalista.
O Conselho Nacional de Transição, nova autoridade do país, anunciou na quinta-feira a tomada da região, conhecida como Vale Vermelho, como primeiro passo antes de avançar para outros redutos kadhafistas, principlamente o de Sirte, onde os combatentes leais ao ex-líder têm até este sábado para depor as armas.
Ao fim da tarde, os combates foram mais esporádicos e as forças do CNT pareciam ter retomado a iniciativa. Canhões de 106 mm tomaram posição na linha de frente e atacam em intervalos regulares as posições dos pró-Kadhafi.
Mas estes continuavam respondendo de forma intermitente com artilharia pesada, canhões antiaéreos e metralhadoras.
Tiros e foguetes assoviavam por cima dos pró-rebeldes, sempre protegidos atrás dos edifícios.
Antes de a noite chegar, intensos combates recomeçaram em um subúrbio oeste do Vale Vermelho, antes de perderem intensidade, uma hora depois.
As forças pró-Kadhafi estão agora a menos de 2 km das forças pró-CNT. Elas queriam avançar, mas se viram bloqueadas pela intensidade do fogo inimigo.
Desaparecido
O Conselho Nacional de Transição, órgão político da rebelião, já organiza o novo governo, com apoio das potências ocidentais. Mas Kadhafi, desaparecido desde a invasão de Trípoli pelos rebeldes, promete resistir e retomar a capital.
O paradeiro de Kadhafi continua um mistério. Os rebeldes afirmam que ele teria sido visto no sul do país, em um comboio rumo à fronteira com o Níger e o Chade.
Moradores acenam bandeira líbia em posto de controle rebelde em Wish Tata, no caminho de Bani Walid, nesta sexta-feira (9) (Foto: AP)Moradores acenam bandeira líbia em posto de controle rebelde em Wish Tata, no caminho de Bani Walid, nesta sexta-feira (9) (Foto: AP)
tópicos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário