terça-feira, 14 de junho de 2011

Aluno ferido em ataque a escola no Rio recebe alta, diz secretaria

24/05/2011 19h07 - Atualizado em 24/05/2011 19h07

Aluno ferido em ataque a escola no Rio recebe alta, diz secretaria

Apenas uma estudante baleada no massacre continua internada.
Ex-aluno invadiu colégio em Realego e matou 12 alunos.

Do G1 RJ
A Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil (Sesdec) informou que um estudante ferido no ataque a escola em Realengo, na Zona Oeste do Rio, recebeu alta na tarde desta terça-feira (24). O adolescente de 13 anos estava internado no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into). Já uma aluna, também de 13 anos, permanece internada em leito de enfermaria no Hospital Estadual Adão Pereira Nunes, com quadro estável e se recuperando bem.
O ataque de um ex-aluno da Escola municipal Tasso da Silveira, no dia 7 de abril, matou 12 estudantes.
Creches recebem o nome de crianças mortas em ataque
A primeira creche com o nome de uma das 12 crianças assassinadas na escola de Realengo foi inaugurada no dia 11 de maio pela prefeitura do Rio. O Espaço de Desenvolvimento Infantil Samira Pires Ribeiro, em Guaratiba, na Zona Oeste do Rio, é uma homenagem à menina baleada na tragédia da Escola municipal Tasso da Silveira.
Inauguração da creche (Foto: Thamine Leta/G1)Inauguração da creche (Foto: Thamine Leta/G1)
A unidade, que terá capacidade para receber 150 crianças de seis meses até três anos, fica na Praça Ivo Gomes. Estavam presentes na inauguração o prefeito do Rio, Eduardo Paes, a secretária municipal de Educação, Claudia Costin, além de familiares da menina Samira.
“Samira adorava crianças, ela está no céu amando isso aqui”, disse, emocionada, a mãe de Samira, Vera Lúcia. O pai da estudante também estava no local. “Estou sem palavras para essa homenagem”, disse José Carlos.
O investimento total na obra chegou a R$ 3,2 milhões. O local conta com dois berçários e seis salas de atividades para as crianças. “Poder dar o nome da creche a uma carioquinha é uma fonte de inspiração. Todo mundo lembra da escola que estudou, e a gente quer que o nome da Samira seja repetido muitas vezes. É um dia de alegria, ela vai ter o nome eternizado”, disse o prefeito.
Outras creches
Samira Pires Ribeiro (Foto: Reprodução/Ag. O Globo)Foto Samira Pires Ribeiro
(Foto: Reprodução/Ag. O Globo)
A prefeitura do Rio pretende homenagear os outros 11 estudantes mortos no massacre.
“A Samira poderá reviver nesse espaço, é uma honra para uma pessoa dar o nome a uma escola onde crianças construirão seu futuro. Esperamos que as outras famílias autorizem para que possamos homenagear todas as vítimas”, disse a secretária de Educação.

O pai de Samira e outros parentes estavam presentes na inauguração (Foto: Thamine Leta/G1)O pai de Samira e outros parentes estavam presentes na inauguração (Foto: Thamine Leta/G1)


Um mês de tragédia

No dia 7 de maio, dezenas de pessoas participaram de uma passeata pela paz, que saiu da Escola Municipal Tasso da Silveira. O ato marcou um mês da tragédia. Manifestantes saíram pelas ruas do bairro com balões e camisetas com as fotos e nomes da vítmas do massacre, depois de cantarem o Hino Nacional.

Para apagar as marcas da tragédia, a escola passou por uma reforma. Todas as paredes foram pintadas, as salas ganharam mobílias novas, os alunos tiveram semanas de aulas diferenciadas. Em uma das atividades, o muro branco da escola ganhou um colorido especial. Os alunos imprimiram as marcas das mãos na parede e desenharam flores, corações e cenas do cotidiano, como uma partida de futebol. Fonte G1
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário