quarta-feira, 22 de junho de 2011

Antes da fama, finalista do 'Greek idol' cantou em churrascaria de Atenas

22/06/2011 07h00 - Atualizado em 22/06/2011 07h00

Antes da fama, finalista do 'Greek idol' cantou em churrascaria de Atenas

Fã de MPB, Malou fez vocais para a banda Aloha Brasil em restaurante.
'O Brasil me dá sorte. Minha alma é brasileira', diz a jovem cantora ao G1.

Braulio Lorentz e Henrique Porto Do G1 RJ
Malu Kyriakopoulou canta 'Amor perfeito' no último sábado (18), durante semifinal do programa 'Greek idol' (Foto: AlphaTV/Divulgação)Malou Kyriakopoulou canta 'Amor perfeito' no último
sábado (18), durante semifinal do programa 'Greek
idol' (Foto: AlphaTV/Divulgação)
Quem vir a bela e radiante Malou Kyriakopoulou no palco da finalíssima do programa de TV "Greek idol", neste sábado (25), não imaginará que a nova número um (ou dois, caso ela perca) da música grega começou a carreira em um restaurante enfumaçado, cheirando à picanha.
"Meu primeiro trabalho em Atenas foi numa churrascaria brasileira chamada Leblon. Cantava com a banda brasileira Aloha Brasil, que me descobriu na internet", contou a jovem de 22 anos ao G1, por-email.
Apaixonada pelo Brasil, pela música brasileira e pela língua portuguesa, como já havia antecipado na semana passada, Malou começou a ganhar popularidade em seu país depois de aparecer em uma das audições do "Greek idol" - versão grega do "American idol" - cantando, em um português impressionantemente bom, a canção "Amor perfeito". Mas o bom desempenho teve seu preço.
"O Brasil me dá sorte. Obrigada pelo carinho. Isso me dá força para continuar. Minha alma é brasileira e vai continuar assim"
Malou Kuriakopoulou
Nascida na cidade portuária de Kalamata, ao sul da Grécia, ela conta que só conseguiu encontrar um curso do idioma em Atenas. Por conta dos estudos, viu-se obrigada a viajar até a capital grega duas vezes por semana.
"São quatro horas de viagem. Mas minha vontade de aprender português era tão grande que nem me importava. Fiz isso por um ano", comentou Malou, que também é estudante de Literatura Grega.
Entusiasmada com a evolução no idioma, tomou uma nova decisão: passou o verão trabalhando e juntou economias para mudar-se definitivamente para Atenas. Ela relembra a difícil adaptação à cidade até o encontro com o Aloha Brasil.
"Cheguei em setembro do ano passado. O início foi muito difícil, pois não tinha trabalho nem conhecidos. Felizmente essa banda brasileira aqui em Atenas encontrou meus vídeos no YouTube. Eles são minha família. Me ajudaram muito e fizeram amar ainda mais o Brasil. Os brasileiros têm muita alegria, o que é um detalhe muito importante", derrete-se Malou que, com a ajuda dos novos amigos, aprendeu a cantar e tocar ao violão canções como "Algum dia", do Capital Inicial, "Quem de nós dois”, de Ana Carolina, e "Eu te devoro", de Djavan.
Apaixinada pelo Brasil e pela música brasileira, Malou Kuriakopoulou aguarda uma oportunidade de conhecer o país: 'Sempre foi um grande sonho'. (Foto: AlphaTV/Divulgação)Apaixonada pelo Brasil e pela música brasileira, Malou Kyriakopoulou aguarda uma oportunidade de conhecer o país: 'Sempre foi um grande sonho', disse em entrevista (Foto: AlphaTV/Divulgação)
'Amor perfeito'... e universal
Mas, como a própria aspirante a pop star comentou, foi "Amor perfeito" que lhe deu a sorte de continuar no programa e participar da final. Composta em parceria por Michael Sullivan, Paulo Massadas e Róbson Jorge, a música tem feito sucesso na Grécia por causa das versões da cantora exibidas pelo programa.
"Queria participar da audição com uma música importante para mim. Sabia que os gregos não conheceriam a canção e que, com ela, seria mais difícil voltar para o programa (Malou havia sido eliminada, mas retornou à atração depois de uma repescagem). Mas não me importei. Queria cantar com sentimento. Depois disso, todos ficaram loucos pela música. E isso me deixou muito contente", destacou Malou, que repetiu a dose na semifinal disputada no último sábado (18). "'Amor perfeito' me deu sorte de novo".
O cantor e compositor Michael Sullivan (Foto: Divulgação)O compositor Michael Sullivan (Foto: Divulgação)
No Brasil, a canção ficou conhecida por meio das versões de Roberto Carlos (lançada em 1986) e Babado Novo, banda de axé que revelou a cantora Claudia Leitte, em 2002. Mas Michel Sullivan conta que o hit já foi cantado em vários idiomas e entrou em paradas de outros países antes de ser cantada por Malou Kuriakopoulou no "Greek idol".
"Ela foi gravada em mais de 60 países, incluindo a Grécia. Já ouvi versões em hebraico, japonês e grego", revelou o compositor ao G1, citando como base relatórios de órgãos de arrecadação dos Estados Unidos e da França, dos quais é filiado. "É uma canção muito bonita. Eu fico feliz porque estava vendo o vídeo [de Malou no 'Greek idol'] e as pessoas ficaram emocionadas. Pensei que ela fosse cantar em grego", diz Sullivan.
Quando uma canção é cantada em português lá fora, é porque virou um clássico brasileiro"
Michael Sullivan
Segundo o compositor, as versões de Cláudia Leitte e Roberto Carlos já fizeram parte da programação de rádios na Grécia antes de aparecerem no programa. "Pelos relatórios, sei que ela também foi tocada na Austrália, Alemanha, Itália, Espanha, Inglaterra e França", enumera. "Roberto lançou essa música no mundo todo", lembra o autor de músicas como "Lua de cristal", gravada por Xuxa, e "Whisky a gogo", do Roupa Nova.
Embora exista a versão em grego da música, foi pela versão do Rei que Malou se afeiçoou. "Eu tenho pelo menos uma dúzia de canções que são cantadas em português fora do Brasil. São standards da música brasileira. Quando uma canção é cantada em português lá fora, é porque virou um clássico brasileiro".
'O Brasil me dá sorte'Malou, que também se diz fã de artistas brasileiros como Cidade Negra, Maria Gadú, Ana Carolina e Ivete Sangalo, ainda não sabe se vai incluir no repertório da grande final de sábado outra canção brasileira. Mas manda uma mensagem aos brasileiros antes da decisão.
"O Brasil me dá sorte. Obrigada pelo carinho. Isso me dá força para continuar. Minha alma é brasileira e vai continuar assim", declarou Malou, que espera vir ao país o quanto antes.
"Sempre foi um grande sonho. Apesar de ser muito longe da Grécia, sei que algum dia eu e a banda Aloha Brasil vamos visitar vocês. E vai ser um dia muito feli Fonte G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário