sexta-feira, 10 de junho de 2011

Após confrontos, Taez amanhece sob controle dos rebeldes

Após confrontos, Taez amanhece sob controle dos rebeldes
08 de junho de 2011 16h19 atualizado às 16h22

Comentários
2

Após muitos dias de confrontos, rebeldes assumem postos de controle estratégicos da cidade de Taez. Foto: AFP Após confrontos, rebeldes assumem controle de Taez, ao sul da capital Sanaa
Foto: AFP
Enquanto a capital Sanaa vive confrontos entre as forças do presidente Ali Abdullah Saleh e dos rebeldes, a cidade de Taez viveu nesta quarta-feira momentos de maior tranquilidade. Os rebeldes iemenitas anunciaram ontem ter assumido o controle da cidade, e hoje, aos poucos, a rotina dava sinais de retornar à população.
Taez, localizada ao sul de Sanaa e a poucos quilômetros do oceano, tornou-se, ao longo das últimas duas semanas, foco de lutas entre o Exército oficiais e as forças de resistência. No final do mês passado, o escritório de Direitos Humanos anunciou a morte de 50 pessoas, todas causadas pela repressão das forças oficiais aos manifestantes.
Mas a situação no Iêmen, que como outros países árabes vive uma intensa onda de protestos desde o início do ano, sofreu uma reviravolta, quando, em 4 de maio, o palácio presidencial de Saleh em Sanaa foi atacado pela oposição. A ação feriu Saleh, que se viu obrigado a buscar refúgio e tratamento temporários na vizinha Arábia Saudita.
Desde então, a pressão interna cresceu para que seu vice Abed Rabbo Mansour Hadi, assumisse definitivamene a presidência e abrisse caminho para a transição. A tomada de Taez - a segunda maior cidade do país, com cerca de meio milhão de habitantes - ocorre justamente nesse contexto de aumento do poder dos rebeldes e de arrefecimento do governo.
Em Taez, o que se vê agora através das fotos de agências internacionais são militantes tribais rebeldes assumindo o controle da cidade, ao mesmo tempo que a rotina tenta ser estabelecida - algo similar ao que já ocorreu com Benghazi, a "capital rebelde" da Líbia, país que passa por processo político similar ao do Iêmen.Fonte Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário