terça-feira, 14 de junho de 2011

Ataque de forças de Kadhafi a refinaria prejudica rebeldes

14/06/2011 09h51 - Atualizado em 14/06/2011 09h51

Ataque de forças de Kadhafi a refinaria prejudica rebeldes

Forças do ditador danificaram refinaria de petróleo em Misrata.
Rebeldes seguem em direção à capital do país, Trípoli.

Da Reuters
Os rebeldes líbios estão enfrentando novos obstáculos em sua campanha em direção à capital, Trípoli, depois que bombardeios das forças do líder do país, Muammar Kadhafi, danificaram uma refinaria de petróleo em Misrata, que está sob controle deles, o que prejudicou as linhas de suprimento do produto.
Um fotógrafo em Misrata se uniu às unidades rebeldes em seu avanço por vários quilômetros para oeste, na segunda-feira, na periferia da cidade de Zlitan, que está sob controle das forças de Kadhafi.
Qualquer confronto pelo controle de Zlitan levaria a rebelião para mais perto de Trípoli, a base de poder de Kadhafi, situada 200 quilômetros a oeste de Misrata, terceira maior cidade da Líbia.
Rebeldes líbios atiram contra forças leais a Kadhafi na região de Zlitan, 35 km de Misrata (Foto: Abdelkader Belhessin / Reuters)Rebeldes líbios atiram contra forças leais a Kadhafi na região de Zlitan, 35 km a oeste de Misrata (Foto: Abdelkader Belhessin / Reuters)
Um médico de um hospital de campanha no oeste de Misrata disse que dois rebeldes tinham sido mortos e mais de dez ficaram feridos depois de pesada troca de tiros entre as duas partes.
Os insurgentes de Misrata dizem que delicadas questões tribais os impedem de atacar Zitan, e por isso aguardam que os habitantes locais iniciem um levante contra o governo.
Na noite de segunda-feira, seis foguetes atingiram geradores da refinaria perto do porto de Misrata, causando danos parciais. Um engenheiro disse que não dá para prever quanto tempo levará para efetuar os reparos.
A Otan informou ter nesta terça-feira bombardeado um veículo militar com armas antiaéreas e lançadores de foguetes, entre outras, a leste de Trípoli. Também foram atingidos alvos militares em Misrata na segunda-feira à noite, segundo a Otan.
"Esse tipo de equipamento vem sendo usado indiscriminadamente para atacar a população civil em toda a Líbia", disse o comandante da missão da Otan, general Charles Bouchard, acrescentando que essas operações da aliança atlântica prosseguirão.
Os confrontos a leste de Trípoli tiveram início durante uma aparente pausa nos bombardeios da Otan contra a capital Líbia, que prosseguiu nesta terça-feira, embora a TV da Líbia tenha informado que houve ataques em Al Jufrah, no centro do país.
Os chefes de defesa da Otan vão se encontrar em Belgrado, nesta terça-feira, para analisar a operação na Líbia, depois que o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Robert Gates, acusou alguns aliados europeus de não estarem se empenhando na missão. Gates tema que a operação na Líbia possa perder a força.Fonte G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário