quarta-feira, 8 de junho de 2011

Bombardeio dos EUA mata membro importante da al-Qaeda no Paquistão

04/06/2011 08h42 - Atualizado em 04/06/2011 14h49

Bombardeio dos EUA mata membro importante da al-Qaeda no Paquistão

Informação é de fontes da inteligência e da imprensa local.
Morte ocorre quase um mês depois do ataque que matou Bin Laden.

Do G1, com agências internacionais
Um importante membro da rede terrorista da al-Qaeda, Ilyas Kashmiri, morreu em um ataque de um avião não-tripulado dos EUA no Paquistão, segundo fontes de inteligência e a imprensa local.
"Estamos certos de que ele está morto. Agora estamos tentando recuperar os corpos", afirmou uma autoridade da inteligência paquistanesa. "Queremos tirar fotos dos corpos."
Não é a primeira vez que surgem rumores sobre a morte de Kashmiri. Houve relatos de que ele havia morrido em setembro de 2009 em outro ataque realizado por avião teleguiado norte-americano.
A imprensa paquistanesa afirmou que, desta vez, Kashmiri foi morto, citando o grupo que ele comandava e que é ligado à al-Qaeda, o Harkat-ul Jihad Islami (Huji).
"Confirmamos que nosso Emir (líder) e comandante-chefe, Mohammad Ilyas Kashmiri, além de outros companheiros, foram martirizados por um ataque com avião teleguiado norte-americano no dia 3 de junho de 2011, às 23h15", afirmou Abu Hanzla Kashir, que se identificou como porta-voz do Huji, em comunicado passado por fax a uma emissora de televisão paquistanesa.
A autenticidade do comunicado não pôde ser verificada.
Ilyas Kashmiri dá entrevista em Islamabad em 11 de julho de 2001 (Foto: Reuters)Ilyas Kashmiri dá entrevista em Islamabad em 11
de julho de 2001 (Foto: Reuters)
O Huji estava por trás dos ataques suicidas a bomba ao consulado norte-americano em Karachi, em março de 2006, que resultaram em quatro mortos e 48 feridos, informou o Departamento de Estado norte-americano.
O Departamento de Estado classificou Kashmiri como um "terrorista global especialmente designado", acrescentando-o à lista dos militantes mais importantes.
Em março do ano passado, a procuradoria-geral norte-americana citou em um comunicado um motorista de táxi de Chicago acusado de enviar dinheiro a Kashmiri. Ele afirmou que o militante paquistanês disse a ele que "pretendia treinar membros para conduzir ataques nos Estados Unidos".
A imprensa paquistanesa especulou que Kashmiri foi o mentor de um cerco militante a uma base naval paquistanesa no mês passado, causando grande humilhação aos militares do país.
A morte é mais uma baixa importante da rede, pouco mais de um mês depois da morte de Osama bin Laden no país.
A operação que matou Bin Laden gerou um atrito diplomático entre os dois países.
O Paquistão reclamou de não ter sido avisado previamente da ação americana, e os americanos desconfiam de que autoridades paquistanesas tenham ajudado a acobertar a presença de Bin Laden no pa Fonte G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário