segunda-feira, 6 de junho de 2011

Irã contesta decisão da Fifa de vetar seleção por causa de véu islâmico

Segunda-feira, 6 de junho de 2011 - 17h16       Última atualização, 06/06/2011 - 17h25

Irã contesta decisão da Fifa de vetar seleção por causa de véu islâmico

Foto: Mehdi Toutunchi/Mehr News/AFP Zoom Jogadoras iranianas chorando após serem impedidas de jogar por causa do uso do hijab Jogadoras iranianas chorando após serem impedidas de jogar por causa do uso do hijab

Da Redação, com AFP

esporte@eband.com.br

O Irã informou que vai contestar oficialmente a decisão da Fifa que impediu sua seleção feminina de futebol de jogar contra a Jordânia na última sexta-feira, por causa da vontade das integrantes do time de usar o hijab (tradicional véu islâmico).

"Vamos registrar uma queixa contra a Fifa", declarou Ali Kafashian, presidente da federação iraniana de futebol, ao jornal local Arman. As iranianas foram impedidas entrar em campo quando se preparavam para disputar partida da segunda fase das eliminatórias para as Olimpíadas de 2012 de Londres.

O oficial do Bahrein responsável pela organização do jogo teria tomado esta decisão em razão da intenção das jogadoras de usar o véu islâmico. Mas para Kafashian, a situação já tinha sido discutida com a entidade: "No entanto, a Federação Iraniana de Futebol já havia conversado anteriormente com o presidente da Fifa Joseph Blatter sobre a participação de mulheres que usariam o 'hijab' islâmico e ele deu o aval". A Fifa baniu o uso do hijab em 2007.

Fotos publicadas por diversos veículos iranianos mostram jogadoras com cabelos cobertos, chorando após terem sido notificadas de que não poderiam disputar a partida. A lei iraniana obriga todas as mulheres a cobrir o corpo, da cabeça aos pés. As atletas jogam de agasalho e ainda usam um véu no cabelo e um cachecol.

De acordo com o jornal "Al-Dostour", os árbitros enviaram um relatório à Fifa informando de violações graves das regras em relação aos véus usados pelas jogadoras iranianas. O diário também informou que a equipe iraniana poderá suspensa de competições da Fifa.

Por enquanto, a seleção iraniana foi declarada perdedora por 3 a 0 nos jogos contra a Jordânia e contra o Vietnã (partida que teria sido realizada no último domingo). A atual fase, que está ocorrendo em Amã, capital da Jordânia, classifica uma seleção para a fase final, que qualifica dois países para os jogos de Londres.FonteEband

Nenhum comentário:

Postar um comentário