terça-feira, 21 de junho de 2011

Mulher reconhecida como a pessoa mais velha do mundo morre em MG

21/06/2011 08h46 - Atualizado em 21/06/2011 09h03

Mulher reconhecida como a pessoa mais velha do mundo morre em MG

Maria Gomes Valentim faria 115 anos em julho.
Segundo hospital, ela morreu em decorrência de uma pneumonia.

Do G1 MG, com informações da TV Panorama
Maria Gomes Valentim, conhecida como a Vó Quita, de 114 anos, morreu às 4h15 desta terça-feira (21), na Casa de Caridade de Carangola, na Região Zona da Mata, em Minas Gerais. Ela foi reconhecida pelo Guinness Book – o livro dos recordes – como a pessoa mais velha do mundo.
Maria Gomes Valentim, de 114 anos, moradora da cidade de Carangola (MG), foi reconhecida pelo Guinness como pessoa mais velha do mundo. Ela tem 48 dias de vida a mais que a antiga detentora do recorde, a norte-americana Besse Cooper. (Foto: AP)Maria Gomes Valentim, de 114 anos, em foto de 11 de março de 2011. (Foto: Guinness World Records/AP Photo)
De acordo com o hospital, Vó Quita entrou no centro de saúde por causa de uma pneumonia e teve uma infecção generalizada.
O velório está sendo feito na Capela São Pedro e o enterro será às 16h no Cemitério Jardim da Paz, em Carangola.
Vó Quita completaria 115 anos no dia 9 de julho.
Guinness Book
O Guinness Book reconheceu Vó Quita como a pessoa mais velha do mundo no dia 18 de maio deste ano. Maria Gomes Valentim, de 114 anos, era moradora da cidade de Carangola, na Região da Zona da Mata.
A equipe do Guinness confirmou a data de nascimento de Maria: 9 de julho de 1896. Com isso, Besse Cooper, que ainda está viva, passa a ser a pessoa mais velha na América da Norte.
A mineira morou durante toda a vida na mesma cidade. Maria Valentim se locomovia em uma cadeira de rodas e recebia o equivalente a um salário mínimo para sobreviver (R$ 545). A mineira também dependia o sistema público para tratamentos, já que a família não conseguia pagar seguro de saúde privado.
Ela se casou com João em 1913, mas seu marido morreu em 1946. Teve apenas um filho, quatro netos, sete bisnetos e cinco trinetos. Conhecida como Vó Quita, a mineira parece ter herdado a longevidade do seu próprio pai, que também viveu muito: 100 anosFonte G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário