quarta-feira, 8 de junho de 2011

Na reedição da semifinal da Copa, Uruguai bate Holanda nos pênaltis

08/06/2011 17h38 - Atualizado em 08/06/2011 22h07

Na reedição da semifinal da Copa, Uruguai bate Holanda nos pênaltis

Kuyt marca aos 46 do segundo tempo e leva partida para a disputa de penalidades, mas Van Persie e Elia perdem cobranças, e Celestes vencem

Por GLOBOESPORTE.COM Montevidéu
Luis Suarez John Heitinga Uruguai x Holanda (Foto: AP)Equilíbrio foi a tônica do jogo. Suárez fez o gol da
vitória do Uruguai (Foto: AP)
Antes do jogo, festa para Forlán, que recebeu das mãos de Ghiggia o troféu de melhor jogador da última Copa do Mundo e foi ovacionado pelos torcedores. Depois que a bola rolou, no entanto, nada de clima amigável. Na reedição da semifinal do Mundial de 2010, Holanda e Uruguai protagonizaram um amistoso com cara de jogo "à vera" nesta quarta-feira, no Estádio Centenário em Montevidéu. Muita pegada, chances claras de gol, reclamações com a arbitragem e gols nos minutos finais. Com tudo isso, o resultado não poderia ser outro senão um empate. Como a partida valia a Taça Confraternização, o 1 a 1 levou o jogo para os pênaltis, e na disputa, acabou dando Uruguai.
A partida estava empatada até os 37 do segundo tempo. Então, Luis Suárez brilhou e abriu o placar para delírio dos torcedores no Centenário. Era a afirmação do time às vésperas da Copa América e a chance de levar a alma após aquela derrota. Mas uma cabeçada de Kuyt, aos 46, transformou a euforia em decepção, colocou 1 a 1 no placar e deixou os jogadores e a torcida visivelmente abatidos na capital uruguaia, levando o jogo para os pênaltis. Foi apenas para dar mais emoção à festa. Van Persie e Elia perderam suas cobranças e o Uruguai levou a melhor nas penalidades: 4 a 3.
Agora, resta à Celeste seguir sua preparação para a Copa América, que começa no próximo dia 1º de julho, em Buenos Aires. A Holanda, por sua vez, volta para a Europa com dois empates na bagagem em sua miniexcursão pela América do Sul. O outro foi contra o Brasil, por zero a zero.
Muitas chances, mas nenhum gol
Bem diferente da atuação apagada na partida contra o Brasil, os holandeses correram bastante, criaram boas chances de gol e se mostraram muito afim de jogo. Logo aos oito minutos, Afellay bateu falta com perigo e Muslera só observou a bola passar rente à trave. Pouco depois, foi a vez de Kuty ter boa chance, mas parar na zaga uruguai.
Forlán homenagem Uruguai x Holanda (Foto: Reuters)Forlán recebeu o troféu de melhor jogador da Copa
do Mundo de 2010 (Foto: Reuters)
Mas o Uruguai não ficou para trás. Empurrado pela torcida, o time celeste também atacou e teve as oportunidades mais claras de marcar, como aos 24 minutos. Suárez arrancou pela direita, passou por Mathijsen e cruzou para Cavani, sozinho, cabecear. Pieters cortou em cima da linha e salvou a Holanda. Os ânimos se exaltaram pouco depois, quando Lugano deu entrada dura em Van Persie. A partir daí, o jogo ficou tenso. E a Holanda respondeu na bola.
Aos 38, após ótima troca de passes, o mesmo Van Persie apareceu livre na esquerda e chutou forte, por cima do gol. Quatro minutos depois, troco uruguaio: Cavani fez a jogada e achou Suárez livre na área. Ele só empurrou para o fundo das redes, e quando a torcida já comemorava, a arbitragem assinalou, corretamente, impedimento. Ainda antes do intervalo, Afellay puxou contra-ataque pelo lado esquerdo, armou bela jogada individual e por pouco não marcou. Muslera fez grande defesa e garantiu que o placar ficasse mesmo no zero a zero nos primeiros 45 minutos.
Kuyt dá ducha de água fria no Uruguai

A etapa final começou com pressão holandesa. Com muita movimentação de Kuyt e Van Persie, os atuais vicecampeões mundiais começaram os últimos 45 minutos de jogo dando trabalho aos mandantes. Isso tudo sem Robben, poupado, que ficou no banco de reservas, e Sneijder, que não foi convocado por conta de uma lesão. Além de outro destaque da equipe, Van der Vaart, outro que não participou dos amistosos contra Brasil e Uruguai.
Apesar da pressão inicial, novamente, nada de gol. O Uruguai, então, passou a gostar um pouco mais da partida, mas também sem ameaçar a meta de Krul. Até que Luis Suárez brilhou, como de costume. Aos 37, o time iniciou bela jogada com Cavani, que pedalou, passou pelo zagueiro e cruzou. Suárez dominou e, com tranquilidade e precisão, colocou a bola no canto esquerdo do goleiro: 1 a 0 e festa em Montevidéu.
Parecia que o jogo estava decidido. Mas ainda não era a hora de comemorar. A Holanda, em seu último suspiro, aos 46 da etapa final, empatou com cabeça de Kuyt, em falha do goleiro Muslera, dando uma verdadeira ducha de água fria nos celestes e levando a partida para a disputa de penalidades máximas.
Van Persie e Elia perdem pênaltis, e Celeste vence
Logo na primeira cobrança, o craque holandês Van Persie isolou a bola e deixou o Uruguai em vantagem. Logo depois, Cavani marcou o primeiro do Uruguai. Todos converteram suas cobranças até o quarto tiro da Holanda, com Elia, que entrou no último minuto do jogo e, ainda assim, bateu muito mal e perdeu. O Uruguai tinha a chance de fechar a partida, mas também desperdiçou a chance e só ganhou na última cobrança, de Alvaro Pereira: 4 a 3.Fonte Globo Esport

Nenhum comentário:

Postar um comentário