sábado, 2 de julho de 2011

Emocionado, Cielo se explica em SP: ‘O que não te derruba te fortalece’

01/07/2011 20h09 - Atualizado em 01/07/2011 20h46

Emocionado, Cielo se explica em SP: ‘O que não te derruba te fortalece’

Flagrado por uso de furosemida, nadador lê trechos de nota oficial e pede apoio para o Mundial: ‘Aos que rezaram pela gente, peço que rezem o triplo’

Por João Gabriel Rodrigues São Paulo
De terno escuro, com a fisionomia fechada e aparentemente emocionado, Cesar Cielo entrou na sala de um hotel em São Paulo. Sentou-se à mesa, ajeitou a cadeira e, diante dos microfones, suspirou. Bebeu um gole d’água, colocou os óculos de grau e puxou uma folha de papel. Dali em diante explicou, em pouco mais de cinco minutos, o caso em que ele e outros três nadadores foram flagrados no exame antidoping pelo uso de furosemida. Cielo leu trechos da nota oficial que tinha divulgado mais cedo e acrescentou outros comentários. Alegou que passa por exames constantes, disse que sai do episódio fortalecido e pediu que os torcedores tripliquem o apoio para o Mundial de Esportes Aquáticos de Xangai, em julho.
- Saio com três grandes ensinamentos. O primeiro é que quem não deve não teme. Estou junto com meus companheiros. O segundo é que a verdade sempre aparece, e verdade está ao nosso lado, isso foi provado. O terceiro é que o que não te derruba te fortalece. Sairemos muito mais fortes do que antes e faremos todo o possível para representar o Brasil e o Flamengo da melhor forma. Agradeço todas as manifestações de apoio e volto a me concentrar com meus companheiros no treinamento para o Mundial de Xangai. Peço aos torcedores que rezaram pela gente que rezem o triplo, por favor, que torçam o triplo – afirmou Cielo.
Cesar Cielo durante coletiva (Foto: João Gabriel Rodrigues / GLOBOESPORTE.COM)Cesar Cielo: 'Peço aos torcedores que rezem o triplo' (Foto: João Gabriel Rodrigues / GLOBOESPORTE.COM)
Em sua defesa, Cielo afirmou que passa por exames constantes ao longo do ano e lembrou que apenas este testou positivo. A CBDA informou que houve uma contaminação por culpa da farmácia de manipulação que fazia os suplementos alimentares dos nadadores.
- Faço controle antidoping periodicamente. Já fui testado cinco vezes neste ano. Sou um dos atletas da comissão de controle antidoping da Fina, então sempre informo meus deslocamentos e posso ser testado a qualquer momento, em qualquer lugar - afirmou o nadador..
Cielo chegou à sala do hotel vestindo terno, ao lado do pai, da mãe e de outros dois atletas flagrados no antidoping nesta sexta: Nicholas Santos e Henrique Barbosa. Vinícius Waked, que também foi flagrado, não compareceu. O grupo foi escoltado acompanhado de três seguranças do hotel. Apenas Cielo falou, e todos deixaram a sala sem falar com ninguém, como previsto.
O campeão olímpico e mundial dirigiu-se à mesa, sentou-se e suspirou. Bebeu um gole de água, colocou os óculos, deu boa noite e começou a ler trechos da nota oficial. A maior parte do pronunciamento foi baseado na nota, e Cielo fez poucos comentários além disso.
O episódio vem à tona a menos de um mês do início do Mundial de Esportes Aquáticos de Xangai. Cielo, Nicholas Santos, Vinícius Waked e Henrique Barbosa tiveram a furosemida encontrada em seus testes antidoping no Torneio Maria Lenk. O painel da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), presidido por Eduardo de Rose, levou em conta o "histórico dos atletas" optou por não puni-los com suspensão. Eles perderam os resultados do Maria Lenk e levaram uma advertência. A alegação é de que não houve aumento de desempenho e de que os atletas explicaram como o diurético entrou no organismo.
O caso ainda vai ser avaliado pela Federação Internacional de Natação (Fina), que tem 20 dias para dizer se concorda com a medida ou se precisa de mais esclarecimentos. Caso haja divergência entre a Fina e a CBDA, a Confederação ou os próprios atletas podem levar a questão ao Tribunal Arbitral do Esporte (TAS). As provas de natação no Mundial de Esportes Aquáticos, em Xangai, começam no dia 24.
O argumento que pesou a favor dos atletas, segundo a CBDA, foi o fato de uma farmácia de manipulação ter assumido a culpa pelo doping. A farmácia teria informado que, por um problema de “falta de limpeza na bancada”, houve uma contaminação de furosemida no suplemento consumido pelos quatro nadadores.Fonte Globo Esport

Nenhum comentário:

Postar um comentário