terça-feira, 19 de julho de 2011

Escola de Centro dos Teles em Bacabal é demolida pela população inconformada com abandono

Escola de Centro dos Teles em Bacabal é demolida pela população inconformada com abandono

sexta-feira, 15 de julho de 2011

A população do povoado Centro dos Teles, pertencente ao município de Bacabal - MA, inconformada com a situação de abandono pela Prefeitura decidiu tomar uma atitude drástica: na tarde de quarta-feira (13) populares se reuniram e demoliram a escola da comunidade.

A situação precária em que se encontrava o prédio da Unidade Escolar Santa Maria Goreth já vinha sendo denunciada desde o início do ano. Além de não ter a mínima condição de funcionar, a escola não cabia todos os alunos, de modo que alguns tinham que estudar em outros locais, como em outras comunidades, por exemplo.

Denúncias foram feitas aqui no Portal  Castro Digital e posteriormente repercutidas em diversos outros meios de comunicação do estado do Maranhão, como rádios, portais de notícias e blogs. A Prefeitura de Bacabal prometeu reformar a escola, mas como a coisa pública sempre anda devagar, a reforma nunca aconteceu.

Para entender melhor, leia também:
• Impasse prejudica educação de Centro dos Teles em Bacabal
• Prefeitura de Bacabal promete reformar escola de Centro dos Teles após denúncias
• Escola de Centro dos Teles em Bacabal continua sem reforma


Cansados de esperar pela reforma, a população decidiu pôr a escola no chão. Cerca de 50 pessoas participaram da destruição. Alguns materiais que ainda prestavam para serem reaproveitados (madeiras, telhas) foram saqueados. Somente a documentação arquivada na escola foi salva, pois uma funcionária vendo a destruição, pediu para guardá-los em local seguro.


Na tarde de quinta-feira (14) a polícia foi até o povoado de Centro dos Teles na tentativa de encontrar e prender os mentores da demolição da escola. Duas pessoas foram detidas para averiguação e liberadas após pagar fiança. Mas se for para prender culpados, primeiro teriam que ser presos o Prefeito de Bacabal e o secretário de educação, afinal eles que não administraram os recursos públicos de forma eficiente e deixaram a escola abandonada, sem condições de funcionar.

O Pontal Castro Digital não compactua com este tipo de protesto que envolve destruição de bens públicos. Neste caso, se os alunos já não tinham onde estudar, agora é que não têm mesmo. No entanto, ressalta que a população de Centro dos Teles já estava mais que indignada com a situação de abandono e promessas não cumpridas. Diversas denúncias foram feitas e nenhuma providência concreta foi tomada por parte da Prefeitura de Bacabal para resolver o problema. O Castro Digital também deixa o espaço aberto para a Prefeitura e/ou Secretária Municipal de Educação se manifestar sobre o caso.




Fonte castro digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário