sábado, 2 de julho de 2011

Kvitova surpreende e se torna a mais jovem campeã em Londres desde '04

02/07/2011 11h41 - Atualizado em 02/07/2011 12h34

Kvitova surpreende e se torna a mais jovem campeã em Londres desde '04

Tcheca de 21 anos é primeira canhota a vencer Wimbledon desde Navratilova

Por SporTV.com Londres
A experiência de Maria Sharapova pouco adiantou. O dia era da corajosa Petra Kvitova, que soltou uma pancada atrás da outra, dominou o jogo do fundo de quadra e, por 6/3 e 6/4, conquistou o título do Torneio de Wimbledon. Aos 21 anos, Kvitova se torna a mais jovem campeã do Grand Slam britânico desde 2004. Curiosamente, naquele ano o título ficou nas mãos de sua rival deste sábado: Sharapova, que então tinha 17 anos.
O troféu deste domingo é o primeiro da carreira de Kvitova em um Grand Slam. Até este ano, seu melhor resultado em um torneio deste porte havia sido também em Wimbledon, no ano passado, quando alcançou as semifinais e foi derrotada por Serena Williams.
Atual número 8 do mundo, a jovem tcheca subirá para a sétima posição no ranking quando a lista da WTA for atualizada nesta segunda-feira. Sharapova, por sua vez, aparecerá no top 5 pela primeira vez desde 2008. Número 6 do mundo, ela ganhará um posto na lista de segunda.
A partida começou com as duas tenistas jogando melhor na devolução. Primeiro, Sharapova acertou bons retornos e quebrou o serviço de Kvitova. Em seguida, a tcheca se recuperou, também com ótimas devoluções, e empatou o set em 1/1. A número 8 do mundo também salvou um break point no terceiro game antes de finalmente se assentar na partida.
Sharapova, ao contrário, voltou a cometer duplas faltas (na semifinal, foram 13 em dois sets). Ao errar quatro saques seguidos, a russa deu dois pontos de graça e perdeu o sexto game. Em seguida, Kvitova confirmou sem sustos e abriu 5/2. A ex-número 1 cometeu mais uma dupla falta no oitavo game e cedeu um set point, mas se salvou e confirmou. Em seguida, no entanto, Kvitova confirmou o saque sem perder pontos e fechou o primeiro set.
O serviço continuou colocando Sharapova em apuros. Uma dupla falta deu a Kvitova um break point. A tcheca não vacilou e encaixou uma belíssima paralela de esquerda que tocou na linha. A russa ainda pediu o replay, mas o sistema eletrônico confirmou a bola dentro e a quebra de saque.
Sharapova reagiu no quarto game, novamente encaixando boas devoluções e conseguindo a quebra com um lob espetacular. Kvitova, no entanto, nunca deixou de agredir. Fazendo estrago com sua esquerda (forehand) do fundo de quadra e atacando nas devoluções, a jovem de 21 anos acertou duas bombas de devolução no quinto game para fazer 3/2. Seu único vacilo veio no sexto game. Primeiro, com uma direita fácil para fora. Depois, com uma esquerda mais fácil ainda que a tcheca mandou longe. Sharapova aproveitou e, com mais uma devolução vencedora, empatou o jogo outra vez: 3/3.
A ex-número 1 parou de fazer duplas faltas, mas também deixou de se impor com o serviço. Por seguidas vezes, Kvitova complicou a vida da adversária já no primeiro golpe. Não foi diferente no sétimo game, em que a tcheca voltou a quebrar. Foi a última quebra do jogo. Sharapova confirmou o serviço e forçou a jovem de 21 a sacar para o jogo no décimo game, mas Kvitova não tremeu. Com um ace, a tcheca fechou o jogou e festejou o título Fonte EsporTV

Nenhum comentário:

Postar um comentário