sábado, 30 de julho de 2011

No Rio, astros sorteiam eliminatórias da Copa, e França enfrentará Espanha

30/07/2011 17h10 - Atualizado em 30/07/2011 20h15

No Rio, astros sorteiam eliminatórias da Copa, e França enfrentará Espanha

Grupos da Europa são a maior atração do evento na Marina da Glória, que tem gafes e muitos aplausos para o 'Rei' Pelé e João Havelange

Por Edgar Maciel de Sá, Leandro Canônico, Márcio Iannacca e Thiago Lavinas Rio de Janeiro
ronaldo sorteio copa do mundo europa (Foto: André Durão/Globoesporte.com)Ronaldo põe a França e Espanha no mesmo grupo nas eliminatórias  (Foto: André Durão/Globoesporte.com)
Numa reunião de astros de futebol do passado e do presente, artistas, políticos e autoridades internacionais, a Marina da Glória foi palco, na tarde deste sábado, no Rio, do primeiro sorteio de seleções para a Copa do Mundo de 2014, no Brasil. Desta vez, para as disputas continentais das eliminatórias. Num dia que começou agitado com protesto pequeno contra o presidente da CBF e do COL, Ricardo Teixeira, que cresceu e se tornou manifestação política contra o governador do Rio, Sérgio Cabral, e o prefeito Eduardo Paes, houve quem saísse por cima. Pelé e o presidente de honra da Fifa, João Havelnage, foram os mais aplaudidos. Mas nem tudo correu às mil maravilhas.
Houve também algumas gafes . Teve apresentadora chamando Neymar de Nilmar, apresentador chamando Ronaldo de Romário, Zagallo dizendo que o Brasil foi o único país a perder final em casa - esqueceu da Suécia que derrotou como jogador em 1958 -, Julio Grondona, presidente da Federação Argentina e diretor executivo da Fifa, dormindo... E a maior expectativa do evento em que 166 países de seis confederações disputarão 31 vagas para o Mundial causou frisson: nas chaves da Europa, a França de Platini e Zidane - esse último o grande craque do título de 1998 -, excluída pela Fifa do grupo dos cabeças de chave, terá missão nada fácil: caiu no grupo I, o da Espanha, atual campeã mundial.
cafu fernanda lima neymar sorteio da copa do mundo 2014 (Foto: Agência Reuters)Gremista, a atriz e apresentadora Fernanda Lima chamou Neymar de "Nilmar", que já jogou no Internacional, maior rival do Tricolor Gaúcho (Foto: Agência Reuters)
A proeza de colocar dois países campeões do mundo frente a frente já nas eliminatórias foi de Ronaldo, que junto com Paulo Henrique Ganso sorteou os grupos europeus. As duas seleções brigarão por apenas uma vaga na chave. Além das duas potências, o Grupo I conta ainda com Bielorrúsia, Geórgia e Finlândia.
- Ronaldo teve a mão pesada e caímos nesse grupo muito difícil. Temos que jogar com tudo. Conhecemos a Espanha muito bem, mas a Copa é em 2014 só acontecerá daqui a três anos. Ela domina o futebol mundial desde 2008. É sempre bom enfrentar os melhores - disse o treinador.francês Blanc, brincando com o Fenômeno.
É bom lembrar que a França foi o grande calcanhar de Aquiles de Ronaldo em sua carreira. Além de ter perdido a final para os "bleus" por 3 a 0, o Fenômeno foi protagonista de uma das histórias mais dramáticas da história dos Mundiais. Antes da partida, o craque sofreu convulsão que preocupou todos os jogadores e a comissão técnica. Mesmo assim, entrou em campo.
ricardo teixeira pelé eduardo paes sergio cabral sorteio da copa do mundo 2014 (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Próximo a Ricardo Teixeira, Sérgio Cabral e Eduardo Paes, Pelé bate palmas, mas é o mais aplaudido no sorteio da Copa do Mundo 2014, na Marina da Glória (Foto: André Durão / Globoesporte.com)
Antes de sortear as bolinhas, o maior artilheiro de todas as Copas do Mundo, com 15 gols, foi chamado de "Romá..." pelo apresentador Tadeu Schimidt, que percebeu a gafe antes de terminá-la. No mais, as 53 seleções europeias foram divididas em oito grupos de seis equipes, e um de sete. As partidas vão acontecer entre os dias 7 de setembro de 2012 e 15 de outubro de 2013. Os nove vencedores de cada grupo garantem vaga na Copa do Mundo de 2014. Os oito melhores segundos colocados se enfrentam em mata-mata de ida e volta entre os dias 15 e 19 de novembro de 2013. Os quatro ganhadores dos duelos também carimbam passaporte para a competição no Brasil.
Veja aqui as melhores imagens do sorteio das eliminatórias da Copa 2014
ganso  sorteio copa do mundo europa (Foto: André Durão/Globoesporte.com)Ganso também participa do sorteio da Europa
(Foto: André Durão/Globoesporte.com)
Grupos da morte
A segunda atração nos duelos europeus ficou por conta do confronto de duas das sete ex-repúblicas da antiga Iugoslávia. Croácia e Sérvia, países que vivem em constantes conflitos diplomáticos, estão juntos no Grupo A, considerado o da morte, que tem ainda Bélgica, Escócia, Macedônia e País de Gales. As duas seleções farão duelo histórico na luta para disputar o Mundial no Brasil.
Nos outros grupos, um dos mais difíceis: a Itália caiu no B, com Dinamarca, República Tcheca, Bulgária, Armênia e Malta. No C, a Alemanha enfrenta Suécia, República da Irlanda, Áustria, Ilhas Faroe e Cazaquistão. A Holanda está no D, com Turquia, Hungria, Romênia, Estônia e Andorra. A Inglaterra terá no H, como adversários principais, a Polônia e a Ucrânia. Pega também Montenegro, Moldávia e San Marino.
O único pedido da Uefa feito à Fifa em relação ao sorteio foi em relação às tensões políticas envolvendo a Albânia e Geórgia. A solicitação foi aceita pela entidade máxima do futebol. As duas equipes ficaram no pote seis durante as escolhas na Marina da Glória.
A seleção de Portugal, do astro do Real Madrid, Cristiano Ronaldo, ficou no Grupo F. Os lusos terão como adversários Rússia, Israel, Irlanda do Norte, Azerbaijão e Luxemburgo. .A Grécia, outro cabeça de chave, caiu no G, com Eslováqui, Bósnia Herzegovina, Lituâniia, Letônia e Liechtenstein. A Europa é quem terá o maior número de representantes na Copa: são 13 vagas para o continente. Os nove melhores de cada grupo da eliminatória europeia se classificam direto para a Copa. Os oito melhores segundos vão para  mata-matas, se classificando os quatro vitoriosos.
Clique aqui e veja os grupos da Europa nas eliminatórias da Copa de 2014
neymar jerome valcke sorteio copa do mundo 2014 (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Neymar, com Jerome Valcke, sorteia grupos da
África (Foto: André Durão / Globoesporte.com)
África
Comandados pelo secretário-geral da Fifa, Jeróme Valcke, o pentacampeão Cafu e o santista Neymar sortearam os jogos da primeira fase e da etapa de grupos das eliminatórias africanas para a Copa do Mundo de 2014 no Brasil. A África do Sul, última anfitriã, está no Grupo A, com Botsuana, República Centro-Africana e o vencedor de Somália x Etiópia. Já Gana, que chegou às quartas de final do último Mundial, caiu no Grupo D, com Zâmbia, Sudão e a seleção que sair vencedora do confronto entre Lesoto x Burundi.
As equipes foram divididas em dois potes, um com as 12 mais bem classificadas e o outro com as 12 de ranking inferior. Essas seleções serão sorteadas para jogarem um mata-mata em duelos de ida e volta contra as do outro pote nos dias 11 e 15 de novembro. Os vencedores desses confrontos avançam para a segunda fase, onde se juntarão aos outros 28 países da região. Então, as 40 seleções serão divididas em dez grupos de quatro equipes, que se enfrentarão no formato todos contra todos em jogos de ida e volta. Os primeiros colocados dos dez grupos passam para a terceira fase.
Clique aqui e veja os grupos da Europa nas eliminatórias da Copa 2014
zico jerome valcke lucas sorteio da copa do mundo 2014 (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Zico, que já treinou Japáo. fica com grupos da Ásia
(Foto: André Durão / Globoesporte.com)
Ásia
Nos grupos da Ásia, coube a Zico definir o caminho do Japão antes do Mundial. Ídolo do Flamengo e principal responsável pelo desenvolvimento do futebol no país asiático após passagem pelo Kashima Antlers-JAP, o Galinho comandou a divisão. E colocou a "Terra do Sol Nascente" no grupo C, ao lado de Uzbequistão, Síria e Coreia do Norte, esta última adversária do Brasil na primeira fase da Copa de 2010.
As eliminatórias da Ásia já se encaminham para a terceira fase. Os 15 vencedores da segunda rodada preliminar (Cingapura, China, Síria, Uzbequistão, Indonésia, Catar, Kuwait, Jordânia, Omã, Líbano, Emirados Árabes Unidos, Iraque, Irã, Arábia Saudita e Tailândia) se juntam às cinco seleções que já estavam classificadas automaticamente (Japão, Austrália, Coreia do Sul, Bahrein e Coreia do Norte). Esses 20 países foram distribuídos em quatro potes de cinco equipes cada com base na edição de julho de 2011 do ranking da Fifa.
As seleções do quarto pote foram colocadas na quarta posição de cada grupo, as do terceiro pote, para a terceira posição e assim por diante. Os primeiros e segundos colocados de cada grupo passarão para a quarta fase.
Clique aqui e veja como ficaram os grupos da Ásia nas eliminatórias da Copa 2014
Concacaf (América do Norte, América Central e Caribe)
bebeto sorteio copa do mundo 2014 (Foto: EFE)Bebeto fica com grupo da Concacaf (Foto: EFE)
O tetracampeão mundial Bebeto e o jovem meia Lucas Piazon ficaram com os grupos da Concacaf. Os cinco vencedores da primeira fase das eliminatórias (Belize, República Dominicana, Ilhas Virgens Americanas, Santa Lúcia e Bahamas) juntaram-se às 19 seleções mais bem posicionadas da região para a segunda fase.
Essas equipes foram sorteadas em seis grupos de quatro equipes, sendo que o vencedor de cada grupo se classifica para a etapa seguinte.
Clique aqui e veja como ficaram os grupos da Concacaf nas eliminatórias da Copa 2014
Oceania
zagallo sorteio copa do mundo 2014 (Foto: André Durão/Globoesporte.com)Tetra mundial Zagallo sorteia os grupos da Oceania
(Foto: André Durão/Globoesporte.com)
Uma das maiores estrelas do sorteio das eliminatórias, o tetracampeão Zagallo, perto de completar 80 anos, ficou, ao lado do jovem vascaíno Felipe Bastos, responsável pelo sorteio da Oceania. As eliminatórias no continente funcionam da seguinte maneira: as quatro seleções da região mais mal posicionadas no Ranking Mundial da Fifa (e com base também em critérios esportivos) disputarão a primeira fase, que será um torneio no formato todos contra todos que acontecerá entre os dias 21 e 26 de novembro.
O vencedor se junta a outras sete seleções - Nova Zelândia, Fiji, Nova Caledônia, Vanuatu, Ilhas Salomão, Taiti e Papua-Nova Guiné - para participar da Copa das Nações da OFC 2012, válida como a segunda fase do torneio classificatório da Oceania, que, tal como a América do Sul, também será disputado em formato de todos contra todos, entre os dias 1º e 12 de junho de 2012.
Clique aqui e veja como ficaram os confrontos da Oceania nas eliminatórias
Pelé, querido de Dilma
Chamada ao palco logo após o presidente da Fifa, Joseph Blatter, a presidente da República, Dilma Roussef, mostrou logo sua preferência. Chamou Pelé de "meu querido" e citou o "Rei" do futebol antes de Ricardo Teixeira e dos políticos no discurso

- O Brasil continua a ser identificado como país do futebol. Nós amamos o futebol. Aqui nasceram grandes craques de todos os tempos, a começar pelo maior deles, o nosso querido Pelé, a quem nomeamos embaixador para a Copa do Mundo 2014. Mas o nosso povo tem muitos motivos de orgulho, temos hoje uma economia estável e em crescimento. Nos últimos oito anos, elevamos para a classe média 40 milhões de brasileiros.
O presidente da Fifa, Joseph Blatter, foi um dos primeiros a subir no palco montado na Marina da Glória. O dirigente demonstrou bom humor ao "arranhar" um português, enaltecendo também Pelé e João Havelange. E ressaltou a confiança no Brasil para atender aos prazos e exigências da Fifa para a realização do Mundial.
Durante o evento, shows de Ivete Sangalo, Ivan Lins e Ana Carolina, além de Daniel Jobim - com participação em vídeo dos eternos Tom Jobim e Frank Sinatra -, deram o toque a mais no evento. Agora, é esperar a bola começar a rolar....
Veja, abaixo, os grupos das eliiminatórias de todos os cointinentes.Fonte globo esport

Nenhum comentário:

Postar um comentário