quinta-feira, 21 de julho de 2011

Punido, Renê reclama de caso Cielo: 'Só porque não sou medalhista?'

21/07/2011 14h58 - Atualizado em 21/07/2011 16h03

Punido, Renê reclama de caso Cielo: 'Só porque não sou medalhista?'

Ex-goleiro do Bahia, flagrado no antidoping com a mesma substância do campeão olímpico, se revolta com decisão de apenas advertir o nadador

Por GLOBOESPORTE.COM Salvador
A substância foi a mesma. Mas, no caso de Renê, ex-goleiro do Bahia, flagrado no exame antidoping pelo uso da substância furosemida, a punição imposta foi de um ano. Depois de o nadador Cesar Cielo ser apenas advertido, o jogador se disse revoltado com as declarações do médico Eduardo de Rose, membro da Wada (Agência Mundial Antidoping), ao “Redação SporTV”. No programa, o médico disse que Cielo passou por “um tremendo estresse”, que poderia prejudicá-lo no Mundial de Xangai.
- Estou arrasado pelo que fizeram comigo. Só porque não sou medalhista? Estou sofrendo há mais de 300 dias com a suspensão que me impuseram. E o Eduardo de Rose se preocupou comigo? Ele fica preocupado com os 20 dias que o Cielo ficou parado. Eu estou há quase 1 ano sem poder exercer minha profissão. Tenho 3 filhos, uma instituição com 200 crianças carentes. Tudo isso, pra mim, vale mais que uma medalha olímpica.
O goleiro, flagrado no exame antidoping realizado no dia 28 de agosto de 2010, quando o Bahia venceu a Portuguesa por 4 a 2, no Canindé, pela 17ª rodada da Série B, disse ter chorado após ouvir as declarações de De Rose.
goleiro renê (Foto: Divulgação)Renê está suspenso do futebol por um ano após doping (Foto: Divulgação)
- Eu e o Cielo fomos pegos com a mesma substância e os resultados dos julgamentos foram totalmente diferentes. Isso é revoltante. Eu chorei muito ao ouvir as declarações do Eduardo de Rose. Sou homem, não sou vagabundo. Estou revoltado e não paro de chorar. Eu carrego no peito uma tatuagem com uma frase do Hino Nacional: “Verás que um filho teu não foge à luta”. Se pudesse, eu apagava – disse.
O goleiro afirma não ter torcido por uma punição ao nadador. Ele, no entanto, contesta as diferentes análises dos casos.
- Quero deixar bem claro que não torci para o Cielo ser punido, só queria a igualdade. Aceitei a punição porque me disseram que a WADA (Agência Mundial Antidoping) não admitiria mais penas menores de um ano, não admitiria comutação de pena. E eu acreditei. As pessoas falam: “Ah é correto, é um atleta olímpico, é medalhista”. Que isso? Não posso aguentar calado. Só eu sei o estou passando. Minha vida mudou. O que eu tinha, não tenho mais. Nunca fiz nada de errado para passar por isso. Quem julga que saiba que isso não mexe só na parte profissional. Qual a substância dele? Qual a substância minha? Onde está a diferença? - pergunta.
Renê cometeu a infração ao utilizar o medicamento “Lasix”, que serve para tratamento do controle de pressão. Ele chegou a apelar ao STJD, mas teve a pena de um ano mantida.Fonte Globo Esport

Nenhum comentário:

Postar um comentário