quarta-feira, 6 de julho de 2011

Rebeldes organizam grande manifestação contra Gaddafi em Benghazi

publicado em 06/07/2011 às 19h12:

Rebeldes organizam grande
manifestação contra Gaddafi em Benghazi

Protesto acontece em resposta às mobilizações de sexta-feira (1º) em Trípoli
EFE
Protesto-BenghaziPatrick Baz/06.07.2011/AFP
Manifestantes carregam bandeiras rebeldes em manifestação pela saída do ditador Muammar Gaddafi, em Benghazi

Publicidade
Milhares de pessoas protestaram nesta quarta-feira (6) em Benghazi, o principal reduto rebelde no leste da Líbia, para exigir a renúncia do ditador Muammar Gaddafi, no poder há mais de 40 anos. A manifestação acontece em resposta a uma grande mobilização organizada em favor do regime na última sexta-feira (1º) na capital Trípoli.
Os manifestantes carregaram bandeiras da antiga monarquia líbia, que hoje são um símbolo da insurgência rebelde no país.
Eles se concentraram no quartel das Brigadas de Gaddafi, a Katiba, onde ocorreram violentos confrontos entre manifestantes e militares durante os primeiros dias do levante iniciado no dia 17 de fevereiro.
Cerca de 400 pessoas morreram nos três primeiros dias de combate, até a retirada dos soldados do quartel, que se transformou em um dos símbolos da luta contra o regime.
O líder do Exército rebelde, general Abdul Fatah Younis, apareceu diante dos manifestantes e prometeu que a guerra “terminará em breve”. Younis, que foi primeiro-ministro e comandante-em-chefe das forças especiais de Gaddafi, pediu aos seguidores do ditador que abandonassem o coronel em troca de anistia e paz.
Na última sexta-feira, o regime organizou uma grande manifestação na capital Trípoli, durante a qual Gaddafi ameaçou levar a guerra ao Mar Mediterrâneo e à Europa.
"Copyright Efe - Todos os direitos de reprodução e representação são reservados para a Agência Efe. Fonte r7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário