segunda-feira, 11 de julho de 2011

Sudão do Sul terá nova moeda em uma semana, diz ministro

publicado em 11/07/2011 às 21h19:

Sudão do Sul terá nova moeda
em uma semana, diz ministro

Previsão é que dinheiro fique pronto antes do previsto
Reuters
http://i2.r7.com/sudao-sul-afp.jpgRoberto Schmidt/10.07.2011/AFP
Sudaneses do sul se aglomeram em estádio para ver a primeira partida de futebol com a seleção do país, que ficou independente no último dia 9

Publicidade
O recém-independente Sudão do Sul anunciou na segunda-feira (11) que pretende colocar sua nova moeda em circulação dentro de uma semana -- antes do esperado --, com cotação igual à da libra sudanesa.
Entenda os fatores que envolvem a independência do Sudão do Sul
O Sudão do Sul tornou-se independente do norte do Sudão no sábado, concluindo um acordo de paz de 2005 que encerrou décadas de guerra civil.
O ministro das Finanças sul-sudanês, David Deng Athorbei, disse a jornalistas em Juba, a capital, que o país receberá na quarta-feira o primeiro carregamento de cédulas de libras sul-sudanesas, impressas pela empresa britânica De La Rue.
- E então, no dia 18, o governo do Sudão do Sul deve ter concluído essa tarefa ... Então caberá ao Banco Central do Sudão do Sul emitir a moeda. Do dia 18 em diante, dependendo da distribuição, o dinheiro de vocês estará circulando.
Exceto por dizer que a nova moeda terá inicialmente paridade com a libra do "velho" Sudão, o ministro não explicou como será administrada. Até agora, autoridades diziam que a nova moeda só começaria a circular dentro de seis meses.
Também na segunda-feira, o Sudão do Sul anunciou um gabinete provisório, composto por ministros egressos da administração regional semiautônoma. Eles terão a tarefa de administrar o país até que um governo pleno seja nomeado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário