domingo, 28 de agosto de 2011

Começa hoje a 56ª edição da Festa do Peão Boiadeiro de Barretos, em SP


18/08/2011 17h37 - Atualizado em 18/08/2011 18h56

Começa hoje a 56ª edição da Festa do Peão Boiadeiro de Barretos, em SP

O maior rodeio da América Latina aposta este ano em novas modalidades, como o working penning e a Breeder's Cup, a Copa dos Criadores

Por GLOBOESPORTE.COM Barretos, SP
Começa nesta quinta-feira a Festa do Peão de Boiadeiro, em Barretos, a 423 km da cidade de São Paulo. A abertura do rodeio está marcada para às 19h56 – os minutos definidos são uma homenagem à 56ª edição do evento – com as competições de working penning, bulldog, três tambores e, claro, montaria em touro. Após as competições, os shows prometem animar o público com grandes sucessos do mundo country: a cantora Paula Fernandes, fenômeno sertanejo, e Eduardo Costa, grande nome da música caipira.
Este ano, foram anunciadas algumas novidades entre as provas de rodeio, como o working penning e a Breeder's Cup, a Copa dos Criadores, que reunirá os 10 mais renomados criadores de cavalos de três tambores do Brasil. Na Copa, os animais serão conduzidos por competidoras selecionadas pelos próprios criadores. Cada criador vai escolher uma amazona para montar seu animal e correr a prova.
Conheça as modalidades que vão agitar a Festa do Peão:
Andre Monteiro Barretos (Foto: Divulgação)Andre Monteiro Barretos imobiliza um touro na 55a
Festa do Peão do ano passado (Foto: Divulgação)
No bulldog, o competidor deve imobilizar o boi usando apenas as mãos, sem a ajuda de equipamentos. Três cronometristas marcam o tempo - vale o tempo intermediário. Além da força, é fundamental ter coragem e habilidade para agarrar os chifres e derrubar o boi.
Numa das mais brasileiras modalidades de rodeio, o cutiano, o peão precisa montar em um cavalo arisco por oito segundos e segurar a rédea só com uma mão. A espora precisa ser puxada no momento do pulo - a mais alta leva a melhor pontuação.
No bareback, prova que faz o maior sucesso nos Estados Unidos e no Canadá, o cowboy monta no cavalo sem a sela e se segura numa alça de couro. Ele precisa resistir por oito segundos em cima do animal, em posição horizontal, e as esporas são levantadas pelo competidor.
O working penning é a versão reduzida do team penning. Nesta modalidade, o competidor, montado num cavalo, tem a missão de separar uma parte numerada do gado e fechá-la em um pequeno curral no menor tempo possível.
Na montaria em touro, considerada a prova mais radical do rodeio, o peão precisa ficar montado, segurando apenas numa corda, com uma das mãos. Na outra, ele está proibido de tocar em qualquer coisa, nem mesmo no seu próprio corpo. Os juízes da prova avaliam o grau de dificuldade imposto pelo touro. Quanto maior a dificuldade, melhor a nota, lembrando que o peão precisa resistir por, no mínimo, oito segundos.
rodeio barretos mulher (Foto: divulgação)Mulher disputa a prova de três tambores, a única que permite a participação feminina (Foto: divulgação)
Os três tambores são a única prova em que as mulheres podem participar. Os competidores precisam passar por três tambores, distribuídos ao longo da arena, no menor tempo possível. Os tambores ficam dispostos de forma triangular, com uma distância de quatro metros um do outro. Os animais que se dão melhor na modalidade são os cavalos da raça Quarto de Milha, que são habilidosos, rápidos e inteligentes. O competidor é eliminado se houver alguma marcar de espora ou chicote no cavalo. Se o tambor for derrubado, há uma penalidade de cinco segundos.
A expectativa da organização é atrair quase um milhão de pessoas, entre 18 e 18 de agosto, na mais famosa arena de rodeios do país, o Parque do Peão. Os ingressos estão à venda na bilheteria do local e através do site aqui. Fonte globo esport

Nenhum comentário:

Postar um comentário