domingo, 28 de agosto de 2011

Kadhafi está 'pronto para negociar transição', diz porta-voz


BBC 28/08/2011 09h18 - Atualizado em 28/08/2011 17h06

Kadhafi está 'pronto para negociar transição', diz porta-voz

Em telefonema, porta-voz afirma que filho de Kadhafi lideraria negociação; rebeldes só negociam depois de rendição.

Da BBC
Um porta-voz de Muammar Kadhafi afirmou que ele está pronto para iniciar negociações para a transferência do poder na Líbia.
Em telefonema para uma agência de notícias, Moussa Ibrahim teria dito que o filho de Kadhafi, Saadi, lideraria a negociação. Mas os rebeldes afirmam que não vão negociar até que Khadafi se renda.
Segundo a agência de notícias Associated Press (AP), em Nova York, o porta-voz teria ligado e falado que Kadhafi ainda está na Líbia, mas não especificou em qual cidade.
A AP afirma que identificou Moussa Ibrahim pela voz e o porta-voz também teria dito que Kadhafi quer formar um governo de transição com os rebeldes. Ibrahim também teria dito à AP que ainda está em Trípoli e viu o ex-líder líbio na sexta-feira.
No começo da semana, a CNN informou que tinha recebido um email de Saadi Kadhafi confirmando que seu pai queria negociar um cessar-fogo. "Vou tentar salvar minha cidade, Trípoli, e os dois milhões de pessoas que vivem lá... senão Trípoli se perderá para sempre, como a Somália", escreveu.
Uma autoridade do Conselho Nacional de Transição líbio (CNT) disse à agência de notícias Reuters que eles não sabem onde Muammar Kadhafi está e nenhuma negociação está acontecendo. "Se ele quiser se render, então vamos negociar e vamos capturá-lo", disse Ali Tarhouni, a autoridade do CNT encarregada do petróleo e questão financeiras.
O ministro das Relações Exteriores da Grã-Bretanha, William Hague, descreveu a oferta de Kadhafi como um "delírio" e afirmou que o CNT já está no comando da Líbia. "O que precisamos dos restos do regime de Khadafi é que os confrontos parem", disse Hague à BBC.
A organização de defesa dos direitos humano Human Rights Watch afirmou que existem provas de que as forças leais a Kadhafi mataram pelo menos 17 prisioneiros e realizaram "execuções supostamente arbitrárias de dezenas de civis" dias antes de os rebeldes ocuparem Trípoli.
Na sexta-feira, mais de 200 corpos em decomposição foram encontrados em um hospital abandonado no bairro de Abu Salim. Médicos e enfermeiras fugiram devido aos combates e muitos pacientes feridos foram abandonados.
Mais de 50 corpos carbonizados foram encontrados em um depósito foi foi incendiado, ao sul da capital líbia. Moradores do bairro de Salah al-Din afirmaram que estes corpos eram de civis que foram executados na terça-feira por integrantes de uma brigada comandada por outro filho de Muammar Kadhafi, Khamis.
Emergência
Trípoli deve receber neste domingo (28) carregamentos de combustíveis e água.
Os rebeldes afirmam que vão começar a distribuir 30 mil toneladas de gasolina e fornecer gás de cozinha dentro das próximas 48 horas. Um navio com carregamentos de água potável e diesel para as usinas de eletricidade deve chegar nos próximos dias.
Enquanto isso, os rebeldes avançam em direção aos últimos pontos de resistência das forças leais a Kadhafi, na cidade de Sirte. Os rebeldes já tomaram a cidade de Bin Jawad, a cerca de cem quilômetros, na tarde de sábado.
Comandantes rebeldes afirmam que estão negociando com os idosos da cidade para tentar uma rendição pacífica, mas até o momento estas negociações não progrediram.Fonte g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário