sábado, 27 de agosto de 2011

Missão cumprida: Botafogo vence Flu e alcança meta do primeiro turno


27/08/2011 19h57 - Atualizado em 27/08/2011 20h13

Missão cumprida: Botafogo vence Flu e alcança meta do primeiro turno

Após primeiro tempo fraco, times marcam três gols em oito minutos. Tricolor cai para décima posição e ainda pode ser ultrapassado na rodada

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
A noite parecia que seria de mais um empate no Engenhão. Eis que começou o segundo tempo. Fluminense e Botafogo decidiram que era hora de dar emoção ao clássico Vovô e aceleraram com três gols em oito minutos. De virada, o Alvinegro confirmou a vitória por 2 a 1 e vai dormir no G-4, com a meta de 60% de aproveitamento para o primeiro turno alcançada na prática (59,6%).
O resultado fez o Botafogo subir duas posições e chegar à terceira. Empate ou vitória de São Paulo e Vasco neste domingo, porém, devolvem o time à colocação de origem. Pior para o Fluminense, que caiu para o décimo lugar e ainda pode ser ultrapassado pelo Cruzeiro ao fim da última rodada.
E o segundo turno já começa na quarta-feira. Às 21h50m, o Alvinegro receberá o Palmeiras no Engenhão, e o Tricolor vai ao Morumbi para enfrentar o São Paulo.
Ansiedade deixa placar zerado
Menos de um minuto após o apito inicial, e Souza já estava no chão. Depois de uma dividida com Renato, o volante sentiu dor nas costas e teve de ser atendido pelo departamento médico tricolor. O lance deu uma mostra de como estavam os ânimos dos dois times. A ansiedade deu o tom nos primeiros minutos. Muitos erros de passes - 31 no fim do primeiro tempo - e jogadas desencontradas proporcionaram um jogo truncado no Engenhão, sem chances claras de gols para nenhuma das duas equipes.
fred fluminense fabio ferreira botafogo (Foto: Dhavid Normando / Photocamera)Fred tenta passar pela marcação de Fábio Ferreira (Foto: Dhavid Normando / Photocamera)
Mais arrumado em campo, o Botafogo, então, começou a aparecer. Elkeson assumiu a ponta direita e não tomou conhecimento da marcação de Carlinhos. O Alvinegro aproveitou o espaço e as faltas recebidas pelo meia. Logo na primeira cobrança, o número 9 obrigou Diego Cavalieri a se esforçar para defender no canto direito.
Loco Abreu ainda não tinha aparecido no jogo. E quando apareceu, decepcionou. Marcelo Mattos fez lindo lançamento para Maicosuel, que cruzou o campo e tocou para o atacante. Sozinho, o uruguaio esqueceu de olhar para o gol. De cabeça baixa, chutou para fora para desespero de Herrera, que assistia ao lance do lado.
E se de um lado Loco não conseguia chegar ao gol, do outro era a bola que não encontrava os atacantes tricolores. Sem reter as jogadas no meio de campo, o Fluminense levou Fred e Rafael Moura a recuarem. Nem assim os dois tiveram boas chances.
Lanzini acha o caminho
Fred só apareceu quando acertou uma cotovelada em Fábio Ferreira depois de uma dividida. O zagueiro sangrou muito e fez com que o atacante levasse um cartão amarelo. Do lado de fora, o defensor teve até a ajuda de Caio Júnior, que, preocupado, o auxiliou a trocar a camisa manchada.
A preocupação fazia sentido. Lanzini começou a jogar. Antes preso na marcação pela esquerda, o argentino descobriu o melhor caminho durante o primeiro tempo e deu trabalho para a zaga alvinegra. Primeiro, foi à linha de fundo, girou e achou Carlinhos, que chutou para corte da defesa. Depois, recebeu de Diogo e mandou uma bomba para fora. Um suspiro para a torcida tricolor que ainda não tinha visto chances de gol nesta noite.
O Flu melhorou no fim do primeiro tempo. Já o Botafogo pecou muito pelas finalizações, como o preciosismo de Loco Abreu, que tentou um chapéu em Márcio Rosário e perdeu a oportunidade de abrir o placar.
Elkeson e Lucas definem
O início do segundo tempo foi como um despertador para os dois times. Depois de um início de jogo fraco, duas bolas foram para as redes com menos de um minuto de diferença. O Tricolor fez as honras primeiro. Souza cobrou escanteio, e Herrera esqueceu a marcação e ficou só assistindo à cabeçada do gol de Fred. Na comemoração, o camisa 9 deu um grande abraço em Abel Braga.
Mas não deu nem tempo da torcida vibrar. Um minuto depois, Elkeson recebeu na ponta direita, passou acelerado por Márcio Rosário e Gum para chutar no canto de Diego Cavalieri. Enquanto o goleiro colocava as mãos na cabeça, o meia comemorava com socos no ar, no estilo UFC, evento de lutas marciais que acontece no Rio de Janeiro neste sábado.
Os gols aumentaram o ritmo do jogo. Mas, apesar do Tricolor começar a atacar mais, a defesa ainda se mostrava sonolenta. No contra-ataque, o Botafogo virou. E em três toques. A bola saiu das mãos de Jefferson, que passou para Loco Abreu. Sem ser incomodado, o atacante percorreu todo o campo e chegou à grande área, tocando para Lucas chutar cruzado pela direita e marcar o segundo gol alvinegro.
Abel Braga não queria encerrar o primeiro turno com uma derrota e trocou Diogo por Martinuccio e Souza por Ciro. Caio Júnior respondeu com a entrada de Felipe Menezes, Gustavo e Cidinho. Mas nada adiantou. A bola não balançou mais as redes, e a festa foi alvinegra no Engenhão.
  Fonte globo esport

Nenhum comentário:

Postar um comentário