segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Onda de ataques simultâneos deixa ao menos 50 mortos no Iraque


BBC 15/08/2011 08h10 - Atualizado em 15/08/2011 09h24

Onda de ataques simultâneos deixa ao menos 50 mortos no Iraque

Ataques ocorrem em meio a discussões sobre capacidade das forças iraquianas para manter a ordem após a retirada das tropas americanas.

Da BBC
Uma onda de ataques foi registrada nesta segunda-feira em várias cidades do Iraque, deixando ao menos 50 mortos e dezenas de feridos.
As autoridades iraquianas afirmaram que os ataques foram coordenados e responsabilizaram militantes ligados à rede Al Qaeda.
Na cidade de Kut, no sudeste do país, ao menos 34 pessoas foram mortas em um ataque duplo a bomba.
Carro-bomba destruído é visto em rua de Kut (Foto: Reuters)Carro-bomba destruído é visto em rua de Kut (Foto: Reuters)
Pelo menos outras 64 pessoas ficaram feridas nos ataques simultâneos - um com uma bomba plantada numa rua e outra em um carro.
Na província de Diyala, ao menos cinco explosões deixaram pelo menos dez mortos, enquanto dois suicidas atacaram uma unidade antiterrorismo da polícia em Tikrit, matando dois policiais.
O Iraque vem registrando uma recente onda de violência, apesar de uma queda em relação ao pico verificado entre 2006 e 2007.
Retirada
A onda de ataques ocorre em meio aos debates sobre a capacidade das forças iraquianas em manter a ordem no país após a retirada das tropas americanas do Iraque.
Os Estados Unidos já anunciaram a retirada total das forças americanas do país até o final deste ano, mas autoridades americanas já expressaram sua preocupação com a capacidade das forças iraquianas de proteger o país.
Há duas semanas, líderes políticos iraquianos anunciaram que se reuniriam com autoridades americanas para discutir a possibilidade da manutenção de um pequeno número de soldados americanos no país a partir do ano que vem.Fonte g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário