segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Quiabo alcança um metro e vira atração em sítio de agricultor em MT


22/08/2011 12h01 - Atualizado em 22/08/2011 14h46

Quiabo alcança um metro e vira atração em sítio de agricultor em MT

Idoso encontrou sementes do quiabo gigante por acaso em Cuiabá.
Especialista diz que quiabo é nutritivo e não tem restrição de consumo.

Dhiego Maia Do G1 MT
Quiabo Um Metro (Foto: Dhiego Maia/G1)Idoso encontrou sementes da espécie por acaso e se surpreendeu com tamanho da planta. (Foto: Dhiego Maia/G1)
O agricultor José Gomes de Alcântara, de 71 anos, é proprietário de um sítio com pouco mais de um hectare de área, localizado nos fundos do Centro de Ressocialização de Cuiabá (CRC). Neste ano, uma das cercas da propriedade foi tomada por uma rama de quiabo gigante. De longe é possível ver que o tamanho do quiabo raro alcança um metro e destoa dos quiabos comercializados nos supermercados, que não chegam a ter 10 centímetros.
Ao G1, o idoso disse que conhecia a espécie há vários anos e encontrou sementes da hortaliça-fruto por acaso e passou a cultivá-la em casa. “Eu plantei e vi que quanto mais eu molhava, mais o quiabo ia crescendo feito pé de abóbora”, ressaltou. Alcântara revelou ainda que o sabor do quiabo gigante se assemelha justamente ao da abóbora e não possui a viscosidade do quiabo comum.
O pé de quiabo é uma atração do sítio do idoso. Amigos e familiares se espantam com o tamanho da hortaliça-fruto. A esposa do agricultor, a dona de casa Rose de Souza, disse que na cozinha o quiabo combina bem com carne moída.
Quiabo gigante (Foto: Dhiego Maia/G1)Além do tamanho, sabor do quiabo gigante é
parecido com o da abóbora. (Foto: Dhiego Maia/G1)
O professor universitário Mauro Mundin, especialista em hortaliças, explicou ao G1 que a espécie de quiabo não é comercial por conta do tamanho. “Ele é conhecido como quiabo de metro. É nutritivo como as abóboras e não há nenhuma restrição no consumo”, explicou.
Mundin ainda ressaltou que a semelhança de sabor com a abóbora ocorre porque a espécie está situada na família das cucurbitáceas, a mesma das abóboras, pepinos e até do melão.
O quiabo de metro se desenvolve com mais facilidade em áreas quentes e de verão prolongado. O crescimento se dá no período chuvoso, quando a planta aproveita a abundância de água para se desenvolver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário