terça-feira, 23 de agosto de 2011

Um dos filhos de Kadhafi não foi detido

22/08/2011 20h56 - Atualizado em 22/08/2011 22h06

Um dos filhos de Kadhafi não foi detido

Conselho Nacional de Transição havia afirmado ter detido filhos de ditador.
Seif Al Islam confirmou a jornalistas que pai está a salvo em Trípoli.

Da France Presse
Um dos filhos do coronel Muammar Kadhafi, Seif Al Islam, não foi detido e se encontrava na noite desta segunda (22) em Trípoli, onde vários jornalistas, incluindo um da AFP, estiveram com ele no complexo residencial do ditador líbio.

Na noite de domingo para segunda, o procurador da Corte Penal Internacional (CPI), Luis Moreno Ocampo, afirmou que havia recebido “informações confidenciais segundo as quais “Seif Al Islam, sobre quem pesa uma ordem de detenção da Corte por crimes contra a humanidade cometidos na Líbia, havia sido detido pelos rebeldes.
Saif apareceu nas primeiras horas da terça (no horário local) no hotel onde a imprensa estrangeira está hospedada. Perguntado pelos jornalistas se Kadhafi estava a salvo em Trípoli, ele respondeu simplesmente: "É claro".
Saif cumprimenta apoiadores de Kadhafi em imagem da TV líbia (Foto: Reuters)Saif Al Islam cumprimenta apoiadores de Kadhafi em imagem da TV líbia (Foto: Reuters)
"Trípoli esta sob nosso controle. Todo mundo pode ficar tranquilo. Tudo está bem em Trípoli", disse Seif Al Islam aos jornalistas no quartel-residência de Kadhafi no bairro de Bab al-Aziziya.
"Estou aqui para desmentir as mentiras", destacou Seif Al Islam sobre o anúncio de sua prisão.
Três jornalistas foram conduzidos de carro ao complexo de Bab Al Aziziya por representantes do regime, onde Seif Al Islam chegou de caminhonete sob os aplausos de dezenas de partidários.
Segundo filho do coronel Kadhafi e porta-voz oficial do regime, Seif Al Islam é apresentado com frequência como sucessor do líder líbio.
EscapouOutro filho de Kadhafi, Mohamed Kadhafi escapou após ser detido pelos rebeldes que tomaram Trípoli, informou nesta segunda-feira (22) um líder da rebelião, que pediu para não ser identificado.
"Sim, é certo que escapou", declarou o líder rebelde à AFP em Benghazi, "capital" da rebelião na Líbia.
A TV árabe Al Jazeera havia informado antes que Mohammed foi libertado da prisão domiciliar em que era mantido por tropas rebeldes na capital do país, Trípoli. Segundo a emissora, forças leais ao regime de Kadhafi atacaram os guardas rebeldes que montavam guarda na casa e ajudaram Mohammed a fugir.
Os rebeldes entraram em Trípoli na noite de sábado, e as forças leais a Kadhafi controlam uma parte da capital, onde os combates prosseguiam hoje nos nos arredores da residência do líder líbio, no bairro de Bab al-Aziziya.
Nesta segunda-feira, Mustafah Abdelkhalil, presidente do Conselho Nacional de Transição (CNT), órgão político da rebelião, havia confirmado a prisão dos dois.Fonte g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário