segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Contra calouros do Uruguai, seleção inicia luta pelo 28º Sul-Americano

19/09/2011 08h15 - Atualizado em 19/09/2011 09h54

Contra calouros do Uruguai, seleção inicia luta pelo 28º Sul-Americano

Comandados de Bernardinho defendem invencibilidade, enquanto a jovem equipe celeste tenta ganhar experiência e roubar alguns pontos do Brasil

Por Helena Rebello Cuiabá
Vôlei - bernardinho falando com os jogadores da seleção (Foto: Helena Rebello/Globoesporte.com)Bernardinho conversa com os jogadores da
seleção (Foto: Helena Rebello/Globoesporte.com)
Um duelo de Davi contra Golias por dia. De um lado, um voleibol bicampeão olímpico e tricampeão mundial. Do outro, fora Argentina e Venezuela, seleções quase amadoras. Nesta segunda-feira, o Brasil começa a defender uma escrita que mostra a força do esporte no país e a fragilidade dos vizinhos. Diante do jovem time do Uruguai, às 19h (de Brasília), os comandados de Bernardinho iniciarão a jornada em busca do 28º título do país em 29 edições do Campeonato Sul-Americano. O SporTV transmite todos os confrontos do Brasil na competição.
Até o dia 25, o Ginásio Poliesportivo Aecim Tocantins, em Cuiabá, será a casa verde e amarela. Com sete equipes inscritas para o torneio, serão disputadas três partidas por dia, enquanto um dos times folga. O descanso brasileiro será na sexta-feira, véspera das partidas que prometem guardar as maiores emoções do campeonato. No sábado, o adversário será a Venezuela, algoz nos Jogos Pan-Americanos de 2003. No domingo, o duelo com a Argentina marca uma espécie de final em um torneio de pontos corridos.
header o que esta em jogo (Foto: arte esporte)
Para o Brasil, a partida será a primeira de uma série de jogos-treinos para os duelos do fim de semana. Além de dar ritmo de jogo, o confronto ajudará a afinar ainda mais o entrosamento do time, cuja base se manteve desde o início da temporada.
Do lado celeste, vale a chance de enfrentar os ídolos do esporte. Sete dos 12 inscritos na liga são novatos e tiveram os cabelos (mal) cortados em uma espécie de trote pela primeira vez a vestir a camisa da seleção. Apesar do empenho nos treinos, os próprios atletas admitem que estão ali para ganhar experiência e que qualquer ponto ganho sobre os brasileiros é lucro.
header fique de olho 2 (Foto: arte esporte)
Wallace ganhou a vaga de Leandro Vissotto e pode aparecer bem na competição. Maior pontuador da última edição da Superliga masculina, o oposto teve poucas chances durante a Liga Mundial, mas agradou. No último mês de treinos em Saquarema, mostrou grande forma e conquistou espaço no grupo que viajou para Cuiabá.
Também vale prestar atenção em Murilo. Na ausência de Giba, o ponteiro será mais uma vez o capitão. Na reta final da Liga Mundial, o atleta cresceu de produção e teve o passe mais eficiente da competição, com 66,46% de aproveitamento.
header números e curiosidades (Foto: arte esporte)
A única vez que o Brasil não levou o título do Sul-Americano foi em 1964. Em um momento político delicado, o país não participou desta edição do torneio, vencida pela Argentina.
Desde que entrou na seleção, esta será a primeira vez que Giba não disputará o torneio. De 1995 para cá, o ponteiro conquistou oito títulos pelo Brasil. Em recuperação de uma periostite na canela esquerda, desta vez o atleta será apenas espectador. Fonte Globo Esport

Nenhum comentário:

Postar um comentário