quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Mil dias para a Copa: Belo Horizonte faz evento oficial, e Rio não festeja

15/09/2011 17h05 - Atualizado em 15/09/2011 19h17

Mil dias para a Copa: Belo Horizonte faz evento oficial, e Rio não festeja

Com presidente Dilma e Pelé confirmados, cidade mineira foi escolhida para comemoração principal da Fifa. Veja a programação das outras sedes

Por André Casado e Felippe Costa Rio de Janeiro
Nesta sexta-feira, a maioria das 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 realizará uma grande comemoração para a contagem regressiva de 1.000 dias para a maior competição de futebol, que será realizada no Brasil. Belo Horizonte foi escolhida para realizar o evento oficial e contará com a presença de Ricardo Teixeira, presidente da CBF, representantes da Fifa, do ministro dos Esportes, Orlando Silva, diversos políticos locais, além da presidente da República, Dilma Rousseff, e de Pelé, que confirmaram presença na cidade.
dilma rousseff sorteio da copa do mundo 2014 (Foto: Agência Reuters)Dilma Rousseff também esteve no sorteio da Copa
do Mundo 2014, no Rio (Foto: Agência Reuters)
A cidade mineira festejará especialmente através da inauguração um relógio de oito metros de altura, nos jardins do Palácio da Liberdade, que fará a contagem regressiva dos 1.000 dias para a abertura da Copa do Mundo. No sábado, ele será levado à Praça da Liberdade, coração da capital mineira. Dilma, no entanto, deverá passar apenas pelas obras gerais, e não ficará para o clímax da celebração, à noite. Os gastos estimados em BH são de R$ 650 mil.

Todos os prefeitos das cidades-sede e os respectivos governadores também foram convidados. Várias manifestações culturais e circenses estão programadas para acontecer depois da inauguração, na Praça da Liberdade.
Mesmo com uma data tão significativa, alguns lugares não confirmaram qualquer programação. Além de Manaus, o Rio de Janeiro, que será palco da grande final, não terá festividade nesta sexta, ao que tudo indica. A Cidade Maravilhosa já recebeu o sorteio das eliminatórias, no fim de julho, e muito por conta da greve dos operários do Maracanã foi preterida do evento. Os organizadores creem que passaria uma imagem negativa ao mundo.
Confira o que está programado para as outras cidades-sede:

São Paulo

Na cidade mais rica do país, favorita à abertura da Copa, o ponto alto será a inauguração de um megarrelógio para a contagem dos mil dias que faltam para o evento. O aparelho será instalado no terreno onde está sendo erguido o Estádio de Itaquera, na Zona Leste da cidade. Segundo a assessoria da prefeitura paulistana, as comemorações na capital começam logo pela manhã, às 10h, momento em que o governador Geraldo Alkmin e o prefeito Gilberto Kassab embarcarão num trem na estação Luz e seguirão rumo à Itaquera. Depois de participarem do lançamento do relógio, prefeito e governador darão posse ao Comitê Municipal da Copa, a mais nova instância organizativa do Mundial, que reúne representantes de todas as secretarias municipais envolvidas no projeto e será coordenado pela Secopa. Espera-se a presença do ministro do Esporte, Orlando Silva, que somente a partir da tarde estará em Belo Horizonte.
Salvador
A capital baiana será a primeira das sedes brasileiras da Copa a iniciar a contagem, numa alvorada que se iniciará às 7h da manhã, num dos pontos mágicos de Salvador, o Dique do Tororó. Além do Dique, o Pelourinho também será palco das comemorações.

Durante o evento, autoridades, grupos culturais e sociedade civil estarão reunidos para comemorar este importante marco. Os presentes serão agraciados com apresentações artísticas, rodas de capoeira, baianas, dentre outros ícones da cultura baiana. Em seguida, será acionado um relógio regressivo para a Copa 2014, que ficará localizado em frente à construção da Arena Fonte Nova. O evento será aberto ao público.
convite copa do mundo salvador (Foto: Divulgação)Organização baiana mandou convite para a festa de 1.000 dias para a Copa do Mundo (Foto: Divulgação)
Brasília
O palco da festa será o estacionamento do futuro Estádio Nacional Mané Garrincha, que vai receber as cantoras Claudia Leitte e Daniela Mercury e o grupo Restart. Além de espetáculos de balonismo, cem artistas vão grafitar os dois quilômetros de tapumes que cercam o canteiro de obras do estádio.

O governo do Distrito Federal promete iluminar os principais monumentos públicos, como a Esplanada dos Ministérios e o Memorial JK, com as cores verde e amarela. Durante a festa, balões com o formato da bandeira do Brasil também circularão pelo céu da capital federal.

Curitiba
A estufa do Jardim Botânico será iluminada a partir das 19h com as cores verde e amarela, que será acionada pelo jogador Kleberson, do Atlético-PR e pentacampeão com a Seleção Brasileira, em 2002. A programação segue com uma homenagem a todos os países campeões do mundo seguindo o ranking de títulos.
Jardim Botânico, de Curitiba (Foto: Divulgação)Estufa do Jardim Botânico, de Curitiba, será toda iluminada nesta sexta-feira (Foto: Divulgação)
Natal
Os organizadores vão inaugurar o relógio para a contagem regressiva até a Copa. Ele ficará no viaduto da Roberto Freire com a BR 101. Além do portal da Copa de Natal, também será inaugurada a sala da transparência, no Ginásio Nélio Dias (Zona Norte da cidade). A agenda de comemoração dos 1.000 dias, começou no último dia 5 com a primeira assembléia geral da Copa realizada pela Secopa e a prefeitura de Natal.

Porto Alegre
Cerca de 100 cavalarianos portando bandeiras (do Brasil, do Rio Grande do Sul, de Porto Alegre, de clubes e dos Mil Dias) sairão, às 11h30m, do Beira-Rio - estádio que receberá o Mundial - pela avenida Edvaldo Pereira Paiva precedidos de um caminhão de som com a placa dos Mil Dias. A previsão de chegada dos cavalarianos na Fazendinha é às 12h15m, e a entrada da cavalgada se dará pelo caminho que fica próximo à futura sede da Ospa.

Recife
Os organizadores estão programando uma exposição de fotos sobre futebol na Torre Malakov, que fica no Recife antigo.
Trilogia do Pantanal e 1000 dias para a Copa do Mundo FIFA 2014 (Foto: Divulgação)Trilogia do Pantanal e seu convite para festa dos 1.000 dias para a Copa do Mundo (Foto: Divulgação)
Cuiabá
Um documentário chamado “Trilogia no Pantanal” que mostrará detalhes sobre o Pantanal está sendo gravado e o making-off será apresentado para a população, na sede da Secopa, no Bairro de Duque de Caxias. Além da inauguração de seu relógio próprio com a contagem regressiva. A cerimônia será em frente à Agência Executora dos Projetos da Copa do Pantanal (Agecopa).

Fortaleza
A programação começa às 7h com um ato ecumênico, acompanhado de café da manhã, no Estádio Castelão, que será exclusivo para a equipe que tem trabalhado na obra de reforma e modernização da praça esportiva. Às 8h20m, o secretário especial da Copa, Ferruccio Feitosa, reunirá a imprensa para apresentar o panorama geral da obra. No período da tarde, haverá o Torneio amador 1.000 dias, no Aterro da Praia de Iracema, em Fortaleza. Cerca de 200 pessoas participarão do evento. Fonte G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário