quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Novo ministro diz que buscará ‘mais recursos’ para orçamento do Turismo

15/09/2011 17h51 - Atualizado em 15/09/2011 21h35

Novo ministro diz que buscará ‘mais recursos’ para orçamento do Turismo

Gastão Vieira falou após abertura do fórum nacional do PMDB, em Brasília.
Ele substituirá Pedro Novais, que saiu após denúncias de irregularidades.

Andreia Sadi e Sandro Lima Do G1, em Brasília
 O novo ministro do Turismo, Gastão Vieira, afirmou nesta quinta-feira (15) que priorizará a participação forte na Copa do Mundo 2014 e vai buscar novos recursos para repor cortes no orçamento da pasta.
"O orçamento do Turismo, eu tenho uma informação parcial, foi extremamente contingenciado e bastante reduzido. Portanto, uma tarefa do novo ministro será, certamente, buscar mais recursos para recompor o orçamento”", afirmou o Vieira após participar da abertura do fórum nacional do PMDB, em Brasília.
Ele afirmou que ainda não definiu a nova equipe do Turismo porque ainda não tomou posse.
“"A posse só vai se dar provavelmente amanhã, portanto, eu ainda não sou ministro, continuo deputado"”, disse.
Sobre apuração de supostas irregularidades na pasta, o novo ministro disse que, se comprovados “problemas de corrupção’’, o Turismo adotará recomendações dos órgãos competentes.
Família Sarney
Escolhido pela presidente Dilma Rousseff para a função após Pedro Novais (PMDB-MA) pedir demissão em razão de denúncia de uso de verbas públicas para fins privados, Vieira negou que sua indicação tenha relação com sua proximidade da família do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP).
"Absolutamente, não. Eu sou ligado à família Sarney há muito tempo, e o Sarney nunca me impôs que eu fizesse nada ou deixasse de fazer", afirmou Vieira ao chegar ao fórum nacional que o PMDB promove nesta quinta em Brasília.
Vieira foi titular da secretarias de Educação e Planejamento durante o governo de Roseana Sarney no Maranhão.

DilmaDurante o dia, a presidente Dilma Rousseff alterou sua agenda para ir ao evento do PMDB. O encontro com peemedebistas se deu após a demissão do terceiro ministro do partido do governo, com a saída, nesta quarta-feira (14) de Pedro Novais do Turismo.
Em discurso, disse que o partido é "fundamental" para o governo e ressaltou o papel do vice. "Nossa parceria se fortalece no relacionamento profícuo e de confiança que eu tenho com o meu vice-presidente Michel Temer", disse, antes de elogiá-lo pela "eficiência", "lealdade" nas "articulações políticas".

Ainda na fala, Dilma agradeceu às bancadas da Câmara e do Senado pela "ação firme" nas votações no Congresso. De acordo com a presidente, a “parceria” com o PMDB deu “passos decisivos” nos oito primeiros meses de governo.
Inveja
Questionado sobre o relacionamento do governo com o PMDB, o líder do partido na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), atribuiu as críticas a "inveja", sem no entanto, dizer de quem.

"Você sente um certo preconceito ao PMDB, mas não tem adiantado porque a cada eleição que se segue, o potencial é mais forte ainda", disse.
Sobre a escolha do deputado Gastão Vieira para ocupar a pasta do Turismo, Alves considerou "ótimo" o apoio de Sarney. é "ótimo". "Se Sarney apoiou, é ótimo porque mostra que Gastão tem prestigio no Senado e na Câmara", disse.

Compromissos
Ainda no evento, o PMDB lançou um documento com 15 compromissos do partido. Entre os itens, o partido defendeu a liberdade de imprensa e o financiamento "suficiente"da saúde pública.
O trecho sobre a mídia, o mais sucinto do documento, se diferencia de uma proposta de resolução lançada pelo PT antes de seu Congresso, realizado há duas semanas em Brasília, em que propõe maior regulação para a atividade.
Sobre a saúde, o PMDB prega por “indispensáveis avanços do SUS, inclusive com fonte de suficiente financiamento vinculada ao Orçamento nos três níveis da Administração Pública”. O assunto é tema de intenso debate entre governo e Congresso, que deve colocar em votação no próximo dia 21 a regulamentação da emenda 29, que aumenta gastos na área. O governo tem insistido que a proposta deve prever uma nova fonte de financiamento.Fonte g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário