segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Projeto pioneiro do interior do Mato Grosso revela talentos no atletismo

18/09/2011 12h31 - Atualizado em 19/09/2011 14h39

Projeto pioneiro do interior do Mato
Grosso revela talentos no atletismo

Iniciativa comandada por professor promove a inclusão social através do esporte e transforma a cidade de Barra do Garças num celeiro de atletas

Por GLOBOESPORTE.COM Barra do Garças, MT
A charmosa Barra do Garças, às margens do rio Araguaia, é um celeiro de atletas. Joseílton Costa Cunha, promessa do atletismo brasileiro, nasceu e foi criado nas montanhas da cidade de 57 mil habitantes, localizada na divisa entre Mato Grosso e Goiás. O jovem de 18 anos é um dos maiores exemplos de transformação social através do esporte.
Quem olha o seu desempenho, não imagina as dificuldades que ele enfrentou até se tornar um atleta profissional. Joseílton é um dos 63 jovens que participam do projeto 'Vivendo do Atletismo', comandado pelo professor Severino. O menino era considerado um caso perdido e chegou até a pensar em desistir, mas o técnico não deixou.
O professor, que está à frente do projeto há sete anos, percebeu o talento de Joseílton quando o viu correr pela primeira vez.
- Ele ganhou a prova dos 100 metros e perdeu os 200 metros para um atleta meu que já treinava há anos. Só que ele fez a marca correndo descalço, com calção de futebol e camiseta de manga longa.
Severino não perdeu tempo e convidou o garoto para fazer um teste. Joseílton reagiu com desconfiança ao convite, mas aceitou a proposta.
- Ele (Severino) falou: 'Vamos que vai dar recorde'. Eu acreditei no trabalho dele e deu recorde, vitória nas Olimpíadas Escolares, foi onde tudo começou.
FRAME - Olímpiadas Escolares: projeto do interior do Mato Grosso revela talentos no atletismo (Foto: TV Globo)Joseílton se emociona ao falar do professor, que o convidou para participar do projeto social (Foto: TV Globo)
Emocionado, o jovem conta que considera o mentor como um pai, que o tirou do mundo das drogas e do roubo. Como ele mesmo diz, ganhou uma nova vida e renasceu para um mundo totalmente diferente do que já havia experimentado.
- Esqueci meu passado, não sinto vontade de fazer nada, vontade de beber, fumar, sou outra pessoa, sou atleta. Não sei nem se eu estaria no mundo hoje, podia estar preso, morto, não sei o que seria de mim sem o professor Severino – revelou.
A parceria fez Joseílton ganhar o bolsa atleta, programa dos governos federal e estadual que beneficia os jovens que treinam e estudam ao mesmo tempo. Mas essa é apenas mais uma vitória do menino prodígio. Além de vestir a camisa da seleção brasileira, ser campeão sul-americano juvenil, bicampeão das Olimpíadas Escolares, ele é o atual recordista nos 1.500 metros com o melhor tempo na história da prova.
Apesar do sucesso, Severino conta que o início do projeto 'Vivendo do Atletismo' não foi fácil. O professor precisou buscar a garotada na rua e chamou cada um para treinar no fim de tarde, na beira do rio Araguaia, cartão-postal da cidade.
- Nosso projeto tem uma linha fundamental: a inclusão social através do esporte, trabalhar o talento de cada um e trazer um objetivo na vida dos adolescentes.
De acordo com o professor, o atletismo brasileiro precisa fazer bonito nas Olimpíadas do Rio em 2016. Severino está confiante no grupo de Barra do Garças e acredita muito no potencial dos jovens. Para ele, a sua contribuição é treinar os atletas e descobrir ainda mais revelações no esporte. Fonte Globo Esport

Nenhum comentário:

Postar um comentário