sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Guia do título: com um jogo a menos, Botafogo é o time com mais chances

14/10/2011 17h21 - Atualizado em 14/10/2011 17h21

Guia do título: com um jogo a menos, Botafogo é o time com mais chances

Probabilidade de um carioca levar a taça é de 66%, contra 33% dos paulistas. 'É a reta final mais equilibrada da história', afirma o matemático Tristão Garcia

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Na terceira colocação do Campeonato Brasileiro com 49 pontos, o Botafogo é o time com mais chances de conquistar o título, segundo o matemático Tristão Garcia. Com um jogo a menos em relação aos concorrentes em função do adiamento da partida contra o Santos (que será realizada no dia 19/10, na Vila Belmiro), o time comandado por Caio Júnior tem 29% de probabilidade de ficar com a taça, contra 27% do Corinthians e 25% do Vasco, os líderes com 51 pontos. No entanto, para Tristão Garcia, a disputa entre os três primeiros configura um empate técnico ao término da 29ª rodada.
- É uma situação inédita na história do Campeonato Brasileiro por pontos corridos. Nunca tantos times ficaram em empate técnico neste primeiro bloco na briga pelo título.
Mas a disputa pelo título é ainda maior. No segundo escalão, formado por São Paulo, Flamengo e Fluminense, há um empate: todos têm 6% de chances. Além deles, o Inter, com 44 pontos, segue na briga, mas com probabilidade mínima: 1%. Com sete equipes tão próximas a sete rodadas do fim, o matemático não tem dúvidas ao afirmar:
- É a reta final mais equilibrada da história.
O revezamento de vitórias tem feito com que nenhum time consiga se estabelecer com folga na liderança. E a briga polarizada por times do eixo Rio-São Paulo acirra a disputa. Para Tristão, a chance de uma equipe carioca ficar com a taça é de 66%, contra 33% de um paulista dar a volta olímpica após a 38ª rodada.
Na comparação dos quatro primeiros colocados após 29 rodadas, nota-se que a competição deste ano é a mais difícil. O líder tem o menor número de pontos desde 2006. Em 2007, por exemplo, o primeiro colocado era o São Paulo, que nesta altura já tinha marcado 63 pontos, 12 a mais que o Corinthians nesta temporada.
Classificação G4 na 29ª Rodada (Foto: ArteEsporte)
Para o matemático Tristão Garcia, a faixa de pontos para o título já está em 71 pontos, mas o time que conseguir 69 é candidatíssimo. Em 2008, o Grêmio, vice-líder, conseguiu 72, o que mostra o equilíbrio da edição deste ano. Fonte Globo Esport

Nenhum comentário:

Postar um comentário