sábado, 12 de novembro de 2011

Prevista saída de Berlusconi promete fim de era de escândalos na Itália

Reuters 12/11/2011 10h06 - Atualizado em 12/11/2011 10h19

Prevista saída de Berlusconi promete fim de era de escândalos na Itália

Formação de novo governo deve ocorrer entre domingo e segunda-feira.
Discreto, ex-comissário europeu Mario Monti é favorito para assumir cargo.

Da Reuters
Comente agora
O primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, deve renunciar ao cargo neste sábado (12) após uma nova lei orçamentária ser aprovada no Parlamento, abrindo caminho para um governo de emergência e encerrando uma das eras mais escandalosas da história italiana pós-Segunda Guerra.
A Câmara dos Deputados iniciou às 9h30 (horário de Brasília) o debate sobre um pacote de reformas econômicas para reverter uma queda na confiança do mercado financeiro, algo que ameaçou causar uma crise ainda maior em toda a zona do euro.
Espera-se que o pacote seja aprovado, pois as medidas, que passaram pelo Senado com sucesso na véspera, foram aprovadas sem emendas na comissão de orçamento na própria Câmara dos Deputados.
A aprovação definitiva do pacote pela Câmara marcará o último ato de Berlusconi no governo.
Ele deve realizar uma reunião final de gabinete e , em seguida, encaminhar-se para o Palácio do Quirinal para entregar sua renúncia ao presidente Giorgio Napolitano.
Primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi (Foto: AFP)O primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi, em foto de quarta-feira (9) (Foto: AFP)
Sua saída causará uma série de reações durante o fim de semana. Elas devem se encerrar na noite de domingo (13) ou na segunda (14) pela manhã, com a formação de um novo governo, chefiado pelo ex-comissário europeu Mario Monti.
Monti, que atualmente chefia a prestigiada Universidade Bocconi, em Milão, deve comandar um governo altamente tecnocrático para aprovar reformas em uma tentativa de evitar uma crise ainda mais perigosa. Fonte G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário