terça-feira, 14 de junho de 2011

Briga em prisão mata pelo menos 19 na Venezuela

France Presse 14/06/2011 13h24 - Atualizado em 14/06/2011 13h30

Briga em prisão mata pelo menos 19 na Venezuela

Confronto armado em El Rodeo, no norte do país, começou no domingo.
Mais de 20 presos ficaram feridos e foram hospitalizados.

Da AFP
Pelo menos 19 presos morreram desde domingo em um confronto armado entre internos da prisão El Rodeo, no estado de Miranda, no norte da Venezuela, informou o ministro do Interior e da Justiça, Tareck El Aissami, nesta terça-feira (14).
Este pode ter sido o incidente mais violento registrado dentro de um centro de detenção na Venezuela desde 1999, quando 27 presos morreram em um confronto com carcereiros, segundo organizações humanitárias.
Cerca de vinte presos ficaram feridos em El Rodeo e foram levados para hospitais próximos, explicou o ministro.
Parente espera por notícias de presos em frente à cadeia de El Rodeo nesta segunda-feira (13) (Foto: AP)Parente espera por notícias de presos em frente à cadeia de El Rodeo nesta segunda-feira (13) (Foto: AP)

Informações extra-oficiais indicam que o registro de mortos pode aumentar, já que na noite de segunda para terça-feira foram ouvidos tiros e explosões dentro da prisão, segundo testemunhas.
Aissami não confirmou se a situação já está sob controle no interior da penitenciária, diante da qual dezenas de familiares angustiados esperam notícias.
Segundo o diretor do Observatório Venezuelano de Prisões (OVP), Humberto Prado, há mais de 3.600 presos em El Rodeo, que tem capacidade para apenas 750.
Segundo organizações não-governamentais, a Venezuela tem uma população carcerária de cerca 44.500 pessoas, mas só tem capacidade para acomodar 15.000. Mais de 300 presos morrem todos os anos vítimas da violência e das condições desumanas Fonte G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário