sexta-feira, 24 de junho de 2011

Che Guevara vira time de futebol em uma das sedes da Copa América

24/06/2011 07h10 - Atualizado em 24/06/2011 07h10

Che Guevara vira time de futebol em uma das sedes da Copa América

Há quatro anos, Club Atlético, Social y Deportivo Ernesto Che Guevara propaga no esporte os ideais do líder revolucionário argentino-cubano

Por Marcos Felipe Direto de Buenos Aires
Meninos do Club Atlético, Social y Deportivo Ernesto "Che" Guevara de Cordoba (Foto: Maria Ycancha)Meninos do C.A.S.D. Ernesto Che Guevara durante
evento em Jesús María  (Foto: divulgação)
Considerado uma das figuras mais importantes do século XX, o líder revolucionário Ernesto “Che” Guevara continua propagando seu legado décadas após sua morte. Com as ideias e ensinamentos socialistas do médico, um grupo de pessoas na pequena cidade argentina de Jesús María, a 50km de Córdoba, província onde o guerrilheiro viveu dos dois aos 19 anos, fundou há quatro um time de futebol: o Club Atlético, Social y Deportivo Ernesto Che Guevara.
- A ideia é integrar através do futebol crianças e jovens de todas as classes sociais para ajudar na formação delas como pessoas, reforçando valores pregados por Che como solidariedade e dignidade – contou Mónica Nielsen, presidente do clube de Córdoba, uma das sedes da Copa América 2011 e que receberá dois jogos da Seleção Brasileira (Paraguai, dia 9 de julho, e Equador, dia 13).
Meninos do Club Atlético, Social y Deportivo Ernesto "Che" Guevara de Cordoba (Foto: Maria Ycancha)Equipe sub-10 do do Club Atlético, Social y Deportivo Ernesto "Che" Guevara de Cordoba (divulgação)
Ao todo, mais de 100 crianças e adolescentes, em categorias que vão desde o sub-10 até sub-16, defendem com orgulho a camisa do clube que, obviamente, conta com a famosa fotografia de Che Guevara feita por Alberto Korda na década de 60 e que se tornou um ícone pop.
- Era inevitável usar sua imagem, tanto no corpo do uniforme, quanto no escudo. Também fizemos questão de colocar a célebre frase “Hasta la victoria siempre!”. Mas também fizemos isso porque muita gente comprava camisas com a imagem de Che apenas para consumo e nada mais. Nossa ideia é que os pequenos usem a camisa e sigam as convicções de Che, sua luta, de sua entrega por um mundo melhor e com justiça social para todos – salientou Mónica, de 51 anos, que cuida de maneira voluntária a administração do clube com ajuda de pais e parentes dos meninos do elenco, em uma gestão semelhante a uma ONG sem fins lucrativos.
Sonho de jogar no Brasil
Filiado a Liga Regional de Colón, que está ligada a AFA (Associação de Futebol Argentino), o Club Atlético, Social y Deportivo Ernesto Che Guevara tenta conseguir uma sede própria. Por hora, as sete categorias treinam em campos cedidos ou alugados na região.
Mónica Nielse presidente do clube Che Guevara (Foto: divulgação)Mónica Nielse, presidente do clube (divulgação)
Outro objetivo é levar o ideal da equipe para mais países e, quem sabe, um dia jogar no Brasil.
- Seria maravilhoso. Um sonho para os pequenos – exclamou Mónica, revelando que existe a possibilidade de, em breve, realizar uma espécie de Copa do Mundo Alternativa, com equipes cujos ideais sejam de inclusão social e solidariedade.
Perguntada sobre quem seria o “Messi” do Club Atlético, Social y Deportivo Ernesto Che Guevara, Mónica, que conta com o aval de parentes e amigos próximos do revolucionário argentino-cubano, foi igualitária, como sua inspiração.
- Temos mais de 100 meninos e todos são os melhores. O importante é que estamos orgulhosos com o que estamos fazendo e, se Che estivesse vivo, estaria aqui conosco, nos ajudando.
Cutucada em Maradona
Mónica só mostrou um pouco de frustração com a falta de apoio de pessoas famosas do futebol, lembrando que muitas delas, argentinas ou não, possuem tatuagens alusivas a Che Guevara.
- Queria que eles, que possuem uma tattoo de Che, viessem aqui, observassem nosso trabalho e nos dessem uma mão. Seria muito importante para as crianças – disse Mónica, citando, indiretamente, o ídolo dos hermanos, Diego Armando Maradona, que tem na pele a imagem imortalizada por Korda.
Meninos do Club Atlético, Social y Deportivo Ernesto "Che" Guevara de Cordoba (Foto: Maria Ycancha)Um dos vários meninos do Club Atlético, Social y Deportivo Ernesto "Che" Guevara de Córdoba (divulgação)

  Fonte Globo Esportes

Nenhum comentário:

Postar um comentário