quarta-feira, 22 de junho de 2011

Gols mais famosos de Maradona pela seleção argentina completam 25 anos

22/06/2011 14h49 - Atualizado em 22/06/2011 16h00

Gols mais famosos de Maradona pela seleção argentina completam 25 anos

Hermanos comemoram ‘La Mano de Díos’ e ‘Barrilete Cósmico’ com direito a Páscoa, camisa dos Simpsons e até pedido de feriado

Por Marcos Felipe Direto de Buenos Aires
 “O dia 22 de junho tinha que ser um feriado na Argentina”. Com essa frase, o diário portenho “Olé” inicia uma pequena reportagem sobre os 25 anos da vitória dos hermanos sobre a Inglaterra (2 a 1), pelas quartas de final da Copa do Mundo do México. O jogo foi marcado por dois lances brilhantes (um deles mais de malandragem do que brilho, é verdade) de Diego Armando Maradona.
O primeiro foi a lendária “La Mano de Díos” (a mão de Deus, em português), no qual El Pibe, com a mão esquerda, abriu o placar no estádio Azteca (veja o lance no vídeo acima). A segunda jogada é, de acordo com os argentinos, o gol do século. Em um pique de 50 metros desde o campo de defesa, Maradona driblou seis ingleses e garantiu o triunfo da seleção albiceleste que acabou conquistando o bicampeonato mundial dias depois.
camisa gol de mão maradona argenitna inglaterra (Foto: Marcos Felipe / Globoesporte.com)Homer Simpson vira Maradona na camiseta que relembra 'La Mano de Dios'  (Foto: Marcos Felipe / Globoesporte.com)
- Esse é o gol que você sonha quando vai dormir. E eu já sonhava (com ele) quando jogava no Cebollitas (equipe que Maradona deu os primeiros passos no futebol) e que iria fazê-lo em um Mundial contra os ingleses – afirmou o “humilde” Maradona nesta quarta-feira, em entrevista à rádio Metro, direto de Dubai, nos Emirados, onde está treinando o Al Wasl.
A data marca também a Páscoa da Igreja Maradoniana, uma “religião” criada por torcedores fanáticos em Rosário para cultuar os feitos de Maradona.
- Ele transformou o futebol, que é um esporte coletivo, em um esporte individual. Ele fez o povo ressurgir com seu brilhante gol de mão diante da Inglaterra, na Copa do Mundo de 1986 - disse Hernán Amez, um dos fundadores da Igreja Maradoniana, ao GLOBOESPORTE.COM, em 2009.
jornais argentina destacam gol de mão maradona inglaterra (Foto: Marcos Felipe / Globoesporte.com)Jornais argentinos destacam timidamente os 25 anos da vitória sobre a Inglaterra na Copa do México (Foto: Marcos Felipe / Globoesporte.com)
No entanto, o “Barrilete cósmico”, como foi batizado o golaço de Maradona pelo narrador uruguaio Victor Hugo Morales, é cultuado também por “ateus”.
- É a partida que estará para sempre na memória dos argentinos. Tinha 16 anos na época e quando vi esse gol não conseguia crer que era verdade. O lance pode passar um milhão de vezes que não cansa. Foi emblemático para o nosso futebol - ressaltou Juan Pablo, editor do jornal “Olé”Fonte Globo Esport

Nenhum comentário:

Postar um comentário