quinta-feira, 9 de junho de 2011

Governo italiano fará recurso em Haia contra Brasil no caso Battisti

Quinta-feira, 9 de junho de 2011 - 06h21       Última atualização, 09/06/2011 - 07h43

Governo italiano fará recurso em Haia contra Brasil no caso Battisti

Foto: AFP Zoom Berlusconi demonstrou indignação com decisão brasileira sobre extradição Berlusconi demonstrou indignação com decisão brasileira sobre extradição

Da Redação, com AFP

brasil@eband.com.br

A Itália manifestou nesta quinta-feira indignação e revolta com a decisão do Brasil de negar a extradição do ex-ativista de extrema esquerda italiano Cesare Battisti, que ganhou a liberdade, e anunciou que apresentará um recurso à Corte Internacional de Justiça de Haia.

O primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, expressou "grande desgosto" com a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) a favor da libertação de Battisti.

"Não se leva em consideração a expectativa legítima de que se faça justiça, em particular para as famílias da vítimas de Battisti", lamentou Berlusconi em um comunicado oficial.

Extradição

A Itália exigia a extradição de Battisti para que cumprisse a condenação à prisão perpétua no país, por suposta participação em quatro assassinatos cometidos na década de 70, nos chamados "anos de chumbo", quando era integrante do grupo armado de ultraesquerda PAC (Proletários Armados pelo Comunismo).

O 'caso Battisti' se arrastava nos tribunais brasileiros desde que o italiano foi detido no Rio de Janeiro em março de 2007.

Battisti passou a maior parte dos últimos quatro anos na penitenciária da Papuda, a 25 km do centro de Brasília, de onde foi libertado na madrugada desta quinta-feira.

Ações judiciais

"A Itália continuará com sua ação e ativará as instâncias judiciais oportunas para garantir o respeito dos acordos internacionais que unem os dois países, unidos por vínculos históricos de amizade e solidariedade", anunciou Berlusconi.

O chefe da diplomacia italiana Franco Frattini afirmou que a Itália "utilizará qualquer mecanismo de tutela jurídica possível ante instituições multilaterais competentes, em particular ante a Corte Internacional de Justiça de Haia".

Libertação

Cesare Battisti foi solto na madrugada desta quinta-feira do presídio da Papuda em Brasília. O carro em que ele saiu da penitenciária parou rapidamente na saída, momento em que os jornalistas fizeram fotos e registraram imagens, mas ele não falou com a imprensa.

Battisti estava usando camisa e calça de cor clara e sorria, apesar da fisionomia cansada. O alvará de soltura foi expedido pelo presidente do STF, Cezar Peluso, logo depois do julgamento sobre a extradição do italiano.

Nesta quarta-feira, o STF decidiu, por seis votos a três, pela expedição do alvará de soltura para Battisti. A maioria dos ministros entendeu que a decisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que negou a extradição no final de seu mandato, é legal. Fonte Eband

Nenhum comentário:

Postar um comentário