quinta-feira, 30 de junho de 2011

Greve: servidores distribuem 12 t de abacaxi


Tamanho de fonte
quarta-feira, 29 de junho de 2011 - 16h45 Atualizado em quarta-feira, 29 de junho de 2011 - 16h45

Greve: servidores distribuem 12 t de abacaxi

Trabalhadores da Embrapa distribuíram o produto em Brasília como forma de protesto
Trabalhadores das unidades da Embrapa no Distrito Federal distribuem cerca de doze toneladas de frutas à população / Foto: Wilson Dias/ ABr Trabalhadores das unidades da Embrapa no Distrito Federal distribuem cerca de doze toneladas de frutas à população Foto: Wilson Dias/ ABr
Da Agência Brasil noticias@band.com.br

Servidores da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) que estão em greve distribuíram nesta quarta-feira, em todo o Brasil, como forma de manifesto, produtos cujas tecnologias foram desenvolvidas pela empresa. Somente em Brasília, cerca de 12 toneladas de abacaxi foram entregues à população que passava pela plataforma superior da Rodoviária do Plano Piloto.

Como em cada região do país a Embrapa desenvolve tecnologias para diferentes de produtos, nesse protesto os alimentos variavam de acordo com o estado.

“Essas são apenas algumas das tecnologias que a sociedade brasileira se beneficia e que talvez não tenha tanto conhecimento do trabalho que é realizado pela Embrapa”, justifica o presidente do Sinpaf (Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário), no Distrito Federal, Vicente Almeida. No caso do abacaxi, uma fruta tipicamente azeda, a Embrapa Fruticultura desenvolveu um fruto mais doce.

Uma fila se formou em torno do caminhão onde as frutas estavam guardadas. “Estava trabalhando e vi pela janela a movimentação, desci logo para ver o que era. Tudo o que é de graça a gente tem que aproveitar”, disse o auxiliar de escritório Rodrigo Fernandes.

Teve até quem aproveitou para levar fruta para a família toda. “Já peguei quatro abacaxis, e vou para a fila de novo, pena que eu não sabia, senão tinha trazido uma sacola para levar ainda mais”, falou a dona de casa Sandra Goes.

A diretoria executiva da Embrapa deve retomar hoje, às 15h, as negociações da pauta de reivindicação dos trabalhadores. “Esperamos que a empresa venha para a mesa de negociação com uma proposta condizente com a proposta dos trabalhadores para que possa ser apreciada e então dar fim à greve”, ressalta o presidente do Sinpaf/DF.

Em Brasília, a Embrapa emprega cerca de 2,5 mil trabalhadores. Aproximadamente mil empregados participaram da manifestação que seguiu pela Esplanada até a porta do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, órgão ao qual a Embrapa é subordinada.

Fonte G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário