sábado, 25 de junho de 2011

Otan desmente TV estatal líbia e diz que não matou civis em ataque

25/06/2011 09h20 - Atualizado em 25/06/2011 15h25

Otan desmente TV estatal líbia e diz que não matou civis em ataque

Aviões da coalizão atacaram "objetivos legítimos" em Brega, diz porta-voz.
Jogadores de futebol líbios anunciaram que se uniram aos rebeldes.

Da AFP
Fumaça é vista sobre Tajura, subúrbio de Trípoli, após três explosões serem ouvidas na região
 (Foto: AFP)Fumaça é vista sobre Tajura, subúrbio de Trípoli,
após explosões serem ouvidas na
região (Foto: AFP)
Um porta-voz da Otan desmentiu neste sábado (25) que bombardeios comandados pela organização tenham causado a morte de civis, como afirma a TV estatal líbia. Segundo ele, os aviões da coalizão atacaram "objetivos militares legítimos".
Pouco antes, a TV líbia havia noticiado que 15 pessoas foram mortas e mais de 20 ficaram feridas em um ataque da Otan que atingiu áreas civis em Brega, cidade estratégica do leste da Líbia.
A aliança informou que mísseis da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) atingiram um local na Líbiax usado pelas forças de Muammar Kadhafi para estocar suprimentos militares e veículos, acrescentando que desconhecia as 15 mortes de civis.
O ataque, realizado no fim da sexta-feira, foi o segundo dentro de horas sobre o que a Otan chamou de alvos militares claramente identificados na cidade costeira de Brega, cerca de 200 quilômetros a oeste do reduto rebelde de Bengazhi.
A emissora de televisão estatal da Líbia afirmou que uma padaria e um restaurante foram atingidos, ferindo 20 pessoas, além dos 15 mortos. A agência de notícias estatal Jana disse que um ataque no mesmo local na própria sexta já tinha matado cinco civis.
"Não temos indicações de vítimas civis em conexão a esses ataques", disse uma autoridade da Otan. "O que sabemos é que os edifícios que atingimos eram ocupados e usados por forças pró-Kadhafi para direcionar ataques contra civis nos arredores de Ajdabiya."
Um correspondente da Reuters na capital Trípoli ouviu quatro grandes explosões no momento em que aviões sobrevoavam a cidade em duas ocasiões deste sábado.
Fãs esperam a chegada na cidade de Zintan dos jogadores de futebol líbios que declararam apoio aos rebeldes no país (Foto: Anis Mili/Reuters)Fãs esperam a chegada na cidade de Zintan dos jogadores de futebol líbios que declararam apoio aos rebeldes no país (Foto: Anis Mili/Reuters)
Seleção de rebeldes
Dezessete das principais figuras do futebol líbio, incluindo alguns jogadores da seleção nacional, anunciaram que estão se juntando aos rebeldes, em uma entrevista concedida na noite de sexta-feira à "BBC" em Khadu, oeste da Líbia, região dominada pelos opositores de Kadhafi.
Em um país onde o futebol é uma paixão popular, o anúncio feito por esses jogadores é um novo golpe para o coronel, que já tinha sido abandonado por vários militares e ministros depois do início do levante, há mais de quatro meses.
Khadafi "não fez nada pela Líbia", disse o goleiro da seleção Khuma Gtat.
"Disse a ele (ao coronel Kadhafi): deixe-nos, deixe o povo líbio desfrutar a vida em uma nova Líbia, uma Líbia em liberdade", declarou.
Khuma Gtat e o treinador do Al-Ahly de Trípoli, Abdel ben Issa, informaram a respeito dessas 17 adesões à rebelião durante uma entrevista concedida à emissora na presença de outros jogadores, em um hotel de Khadu.
Baixas civis
A Otan reconheceu pela primeira vez na semana passada que um de seus ataques na ofensiva que já dura três meses causou vítimas civis, provocando preocupações dentro da aliança.
Os erros em ataques da Otan, que deixam um número cada vez maior de vítimas inocentes, têm causado o descontentamento da opinião pública e geram divisões entre os países da aliança em relação à operação no país.Fonte G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário