segunda-feira, 6 de junho de 2011

Otan faz 1º ataque com helicópteros a tropas de Kadhafi na Líbia

04/06/2011 07h13 - Atualizado em 04/06/2011 09h05

Otan faz 1º ataque com helicópteros a tropas de Kadhafi na Líbia

Veículos militares, equipamentos e tropas do ditador foram os alvos.
Local da ação não foi revelado.

Da AFP
A Otan anunciou na madrugada deste sábado (4) ter realizado seu primeiro ataque com helicópteros na Líbia, visando veículos militares, equipamentos e tropas do regime do ditador Muammar Kadhafi.
"Helicópteros de ataque sob o comando da Otan foram utilizados pela primeira vez no dia 4 de junho, em operações militares sobre a Líbia, dentro da operação 'Protetor Unificado'", revelou a Aliança Atlântica.
"Entre os objetivos atacados figuram veículos militares, equipamentos e tropas" do regime de Muammar Kadhafi, informa a Otan, sem precisar o local da ação.
Militar francês prepara-se para ataque de helicóptero à tropas de Kadhafi, nesta sexta-feira (3), a bordo do porta-aviões Tonnerre, no Mar Mediterrâneo. A foto foi divulgada pelas forças armadas francesas  (Foto: Reuters)Militar francês prepara-se para ataque de helicóptero à tropas de Kadhafi, nesta sexta-feira (3), a bordo do porta-aviões Tonnerre, no Mar Mediterrâneo. A foto foi divulgada pelas forças armadas francesas (Foto: Reuters)
O ataque "demonstra as possibilidades únicas oferecidas pela utilização de helicópteros de combate", disse o general Charles Bouchard, comandante das operações da Otan na Líbia.
Os helicópteros permitem à Otan dispor de uma "flexibilidade suplementar para localizar e combater as forças pró-Kadhafi que atacam deliberadamente civis e tentam se esconder em zonas habitadas".
"Continuaremos a utilizar estes meios quando e onde for necessário, com a mesma precisão que executamos todas as nossas missões", disse o general canadense. O objetivo é "aumentar a pressão sobre as forças pró-Kadhafi".
A resolução 1973 do Conselho de Segurança da ONU não autoriza o envio de tropas de ocupação à Líbia, apenas a utilização dos meios necessários para impedir que as forças de Kadhafi ataquem os civis.
França e Estados Unidos contribuíram com helicópteros de ataque para a missão da Otan, com os franceses enviando quatro Tigres e os britânicos, quatro Apaches, embarcados respectivamente nos navios Tonnerre e HMS Ocean.
Os franceses contam ainda com doze helicópteros Gazelle embarcad Fonte G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário