segunda-feira, 6 de junho de 2011

Ouça: Ronaldo entra para história como maior artilheiro das Copas

Segunda-feira, 6 de junho de 2011 - 18h41       Última atualização, 06/06/2011 - 18h48

Ouça: Ronaldo entra para história como maior artilheiro das Copas

Foto: Alaor Filho/AE Zoom Ronaldo passa pelo goleiro de Gana para marcar seu 15º gol em Copas do Mundo Ronaldo passa pelo goleiro de Gana para marcar seu 15º gol em Copas do Mundo

Da Redação

esporte@eband.com.br

Apesar da decepção no Mundial de 2006, foi nela que Ronaldo entrou definitivamente para a história. Ele marcou três vezes, chegou a 15 gols e se tornou o maior artilheiro em Mundiais – ultrapassou o alemão Gerd Müller, que tem 14.  No entanto, essa foi a única alegria para os torcedores brasileiros.

A Seleção chegou para o torneio da Alemanha como grande favorita. Na imprensa, só se falava no quadrado mágico formado por Ronaldo, Adriano, Kaká e Ronaldinho Gaúcho. Tamanha badalação atrapalhou a preparação dos jogadores. A cidade de Wegis, na Suíça, era para ser um local tranquilo e de treinamento da equipe. Mas, durante os 20 dias no local, o próprio Fenômeno admite que o que menos fez foi treinar.

“Me apresentei fora de forma, mas vinha de uma lesão. Estava fazendo tratamento. Chegou a Copa, tivemos um tempo de preparação, um período para ganhar uma forma razoável. Tínhamos treinos de dia e de tarde com 15 mil pessoas gritando no nosso ouvido, uma festa. Tinha que passar em um corredor de torcedor, de imprensa. Não tivemos proteção. Nós assumimos nossa culpa. Mas é fácil todo mundo falar que a culpa foi só dos jogadores. Não vi ninguém falar que a preparação foi uma droga. Foi um circo”, comentou Ronaldo anos mais tarde.

Em 2006, Ronaldo vinha de uma temporada de altos e baixos no Real Madrid - seria também sua última, já que em janeiro do ano seguinte ele acertaria com o Milan, seu último clube na Europa. Com o condicionamento físico longe do ideal, o Fenômeno foi bastante criticado nos dois primeiros jogos da Copa. Com Adriano ao seu lado, outro atacante de pouca movimentação, a seleção brasileira deu os primeiros sinais de que não iria muito longe no torneio.

Só Kaká salva o quadrado – Brasil 1 x 0 Croácia

O Brasil fez uma péssima estreia. Esteve nervoso em campo e frustrou os torcedores que esperavam o show do até então ataque dos sonhos. Kaká salvou o quarteto e marcou o gol da vitória. Ronaldo teve atuação discreta e foi substituído por Robinho.

Mais uma decepção do ataque - Brasil 2 x 0 Austrália

A seleção brasileira continuava lenta. Ronaldo e Adriano pouco se movimentavam. Cafu e Roberto Carlos também não chegavam para apoiar o ataque. Ronaldinho Gaúcho também não havia mostrado o futebol de craque que jogava no Barcelona. Com isso, o Brasil foi mal novamente. Venceu com gols de Adriano e Fred. Ronaldo, novamente, deixou o campo no segundo tempo para a entrada de Robinho.

Brasil muda e Ronaldo acorda – Brasil 4 x 1 Japão

No último jogo da fase de grupos, o técnico Parreira finalmente fez as alterações que os torcedores queriam. Entraram Cicinho e Gilberto nas laterais; Juninho Pernambucano e Gilberto Silva nas vagas de Emerson e Zé Roberto; e Robinho no lugar de Adriano.

A Seleção ficou mais leve e rápida e, finalmente, Ronaldo mostrou ao que veio. O Brasil começou pressionando, mas saiu atrás do marcador, gol de Keiji Tamada para o time do técnico Zico. Mas o time verde-amarelo não desanimou.

Ronaldo, de cabeça, deixou tudo igual. E o passeio continuou. Juninho Pernambucano virou, Gilberto ampliou e o Fenômeno deu números finais.

Fenômeno dos Mundiais – Brasil 3 x 0 Gana

Apesar da última grande apresentação, Parreira voltou com o time burocrático dos dois primeiros jogos. Mas não deu tempo dos torcedores vaiarem. Aos quatro minutos do primeiro tempo, Kaká lançou para Ronaldo nas costas da zaga. O Fenômeno dominou livre, passou pelo goleiro e fez seu 15º gols em Copas do Mundo.

O gol fez com que Gana tivesse que sair para o jogo. Aí o Brasil deitou e rolou. Adriano e Zé Roberto marcaram os outros gols e só não saiu mais por falta de pontaria do ataque verde-amarelo. Ronaldo perdeu um na frente do goleiro nos últimos minutos.

Zidane, sempre ele – Brasil 0 x 1 França

O maestro Zidane, já um veterano no futebol com 34 anos, novamente arrasou o Brasil. Depois de marcar dois gols na final de 1998, o craque fez um grande jogo na Alemanha. Ele não marcou, mas deu a assistência para Henry eliminar a Seleção.

Já o Brasil entrou em campo com medo da França. Parreira acabou com o quadrado mágico e colocou Juninho Pernambucano na vaga de Adriano e adiantou Ronaldinho Gaúcho para atuar ao lado de Ronaldo. O time verde-amarelo ficou perdido em campo e assistiu Zidane dar show.

Aos 11 do segundo tempo, ele cobrou falta da esquerda e Henry apareceu na segunda trave para marcar. Atrás no marcador, o Brasil foi para o tudo ou nada. No entanto, mandou o primeiro chute para o gol aos 40 minutos, com Ronaldo, o único que tentava alguma coisa para o time verde-amarelo, mas em vão.

Foi o último jogo de Ronaldo em Copa do Mundo e o penúltimo com a camisa da seleção brasileira. A despedida será nesta terça-feira, às 21h50, no amistoso contra a Romênia, no Pacaembu.
     

ENVIE PARA UM AMIGO

Fonte Eband





Nenhum comentário:

Postar um comentário