quinta-feira, 9 de junho de 2011

Síria. Cidade de Jisrash Shugur prepara-se para ataques do exército

Síria. Cidade de Jisrash Shugur prepara-se para ataques do exército

por Sara Pereira, Publicado em 08 de Junho de 2011   
Governo diz que foram mortos 120 polícias numa emboscada. População apresenta versões diferentes
Opções
a- / a+
Activistas avançam com a hipótese de motim entre a polícia
Activistas avançam com a hipótese de motim entre a polícia
Os habitantes da cidade síria de Jisrash Shugur estão a preparar-se para um ataque do exército contra os grupos armados, acusados da morte de 120 membros das forças de segurança, que o governo sírio denunciou na segunda-feira. A televisão estatal referia que os "grupos armados atacaram um posto da polícia em Jisrash Shugur" e que houve "confrontos entre a polícia e estes grupos que usam armas de calibre médio, metralhadoras, granadas e lança-mísseis". O porta-voz do ministro sírio do Interior, Reem Haddad, disse pouco depois à BBC que se tratou de uma emboscada e deu ainda conta do roubo de cinco toneladas de dinamite.

Porém, as versões dos habitantes de Jisrash Shugur e dos activistas no local desviam-se da versão oficial. Abu Nader explicou à mesma cadeia de informação que os polícias "foram abatidos nas costas por elementos de segurança sírios. Todas as vítimas foram mortos com um tiro nas costas e na nuca" e nega que a população tenha armas de qualquer tipo. Wissam Tarif, do grupo humanitário sírio Insan, diz que "a única facção armada nos protestos é o estado" e coloca a hipótese de um motim entre as forças de segurança fiéis ao presidente Bashar al-Assad.

O governo reagiu ao ataque segundo a versão oficial dos acontecimentos e diz que vai agir "em força" contra os "gangues armados". Os habitantes da cidade próxima da fronteira libanesa temem um massacre se o exército entrar em Jisrash Shugur e montaram postos de controlo para verificarem se há operações de segurança em preparação. Muitos dos residentes fugiram da cidade para a Turquia ou para as regiões vizinhas. A embaixadora da Síria em França, Lamia Shakkour, demitiu-se ontem como protesto contra a violência no país. "A resposta dada pelo governo não está a ser a melhor", disse Shakkour ao canal France 24.

Bloguista lésbica detida Amina Araf, autora do blogue "Uma Lésbica em Damasco" foi ontem detida na capital da Síria, um país onde a homossexualidade é ilegal. Amina, lésbica assumida, tinha sido já abordada em casa pela polícia em Abril, segundo conta no seu blogue. Os agentes acusaram-na de ser salafita e de estar a planear um ataque sectarista. O pai de Amina conseguiu dissuadi-los negando que a filha fosse salafita - uma das facções mais fundamentalistas dos islâmicos sunitas - e que se negava a usar o véu. A notícia foi publicada no blogue por uma prima de Amina, que diz que esta "foi agarrada por três homens armados".Fonte ionline

Nenhum comentário:

Postar um comentário