domingo, 31 de julho de 2011

Nestor Vidal é eleito prefeito de Magé, na Baixada Fluminense

31/07/2011 18h50 - Atualizado em 31/07/2011 19h42

Nestor Vidal é eleito prefeito de Magé, na Baixada Fluminense

Município realizou nova votação, após cassação de eleitos em 2008.
TRE montou forte esquema de segurança nos arredores dos locais de voto.

Alba Valéria Mendonça Do G1 RJ, em Magé
O candidato do PMDB, Nestor Vidal, foi eleito para a prefeitura de Magé (Foto: Cleber Júnior/ Ag. O Globo)O candidato do PMDB, Nestor Vidal, foi eleito para
a prefeitura de Magé
(Foto: Cleber Júnior/ Ag. O Globo)
O candidato Nestor Vidal (PMDB) foi eleito prefeito de Magé, na Baixada Fluminense, após as eleições realizadas neste domingo (31). Ele disputou o cargo com outros cinco concorrentes. O resultado foi anunciado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), após a apuração de 95,42% das urnas. A contagem dos votos foi totalmente encerrada logo após às 19 horas.
Segundo o TRE, Nestor Vidal obteve 68,62% dos votos válidos. O seu principal adversário, Werner Saraiva, teve 23,82% dos votos. Após o anúncio da vitória do candidato do PMDB, eleitores lotaram a praça principal do Centro de Magé, para comemorar com o político a eleição.
"Agora vou tentar colocar Magé no caminho do bem. Essa cidade sofreu assassinatos, fraudes e corrupção. Vou rever os contratos da última gestão, em função das denúncias de irregularidades. Pretendo reformar ruas, reabrir hospitais, além de melhorar o transporte e a educação do município", prometeu o novo prefeito.
Nova eleição após cassação de prefeita
O município realizou uma nova votação por causa da cassação dos candidatos eleitos em 2008, a prefeita Núbia Cozzolino (PMDB) e o vice Rozan Gomes da Silva (PSL). Eles perderam o mandato por abuso de poder político, econômico e utilização indevida de meios de comunicação.
Núbia Cozzolino foi afastada do cargo em setembro de 2009, por ordem da Seção Criminal do Tribunal de Justiça do Rio. Em dezembro do mesmo ano, a 1ª Vara Cível de Magé cassou o mandato da prefeita e decretou a perda dos seus direitos políticos por cinco anos. No entanto, a sentença da Justiça só foi publicada no início de janeiro de 2010, após o fim do recesso do judiciário. Desde então, o presidente da Câmara de Vereadores de Magé, Anderson Cozzolino, irmão de Núbia, assumiu interinamente a prefeitura do município.
Suspeita de boca de urna
Fisciais apreenderam cartazes em Magé (Foto: Alba Valéria Mendonça/G1)Fisciais apreenderam cartazes em Magé
(Foto: Alba Valéria Mendonça/G1)
A votação para a escolha do novo prefeito de Magé terminou às 17 horas. Houve denúncias de suspeita de boca de urna. De acordo com o fiscal Walter Barbosa, o prefeito em exercício, Anderson Cozzolino foi flagrado duas vezes em uma seção de votação, mesmo após já ter votado. Ele teria tentando intimidar eleitores na maior zona eleitoral da cidade, que fica no Colégio estadual José Veríssimo.
Três pessoas foram detidas suspeitas de fazerem boca de urna. Uma delas foi o ex-chefe da Guarda Municipal de Magé, que é policial militar em processo de se aposentar. Ele foi levado para o 34º BPM. O policial foi exonerado do cargo de chefe da Guarda Municipal há 30 dias para participar da campanha de apoio a um candidato.
Forte esquema de segurança
Durante mais de um mês fiscais do TRE recolheram propaganda irregular de candidatos e reprimiram crimes eleitorais no município.
Foi montado um esquema especial de segurança que contou com equipes das polícias civil, militar e rodoviária federal. O policiamento foi reforçado, ainda, com dois helicópteros. A chefe de Polícia Civil, delegada Martha Rocha esteve na cidade para acompanhar a eleição.
O presidente do TRE, desembargador Luiz Zveiter, afirmou, neste domingo, que a "eleição está dentro do previsto. O que está acontecendo (pessoas detidas) são fatos isolados. E esse policiamento é um diferencial para mostrar que é possível fazer uma eleição de forma tranquila e democrática".Fonte g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário