sexta-feira, 29 de julho de 2011

PIB dos EUA cresce 1,3% no 2º trimestre de 2011, diz governo

29/07/2011 09h44 - Atualizado em 29/07/2011 10h05

PIB dos EUA cresce 1,3% no 2º trimestre de 2011, diz governo

Crescimento do 1º tri foi revisado para baixo de 1,9% para 0,4%.
País tem até 2 de agosto para ampliar teto dívida e evitar calote.

Do G1, em São Paulo
O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos cresceu 1,3% no segundo trimestre deste ano na comparação com o primeiro trimestre, de acordo com a estimativa avançada divulgada nesta sexta-feira (29) pelo Departamento do Comércio Americano. O crescimento foi menor do que o esperado por economistas, que era em torno de 1,8%.

O crescimento do primeiro trimestre foi revisado para baixo, de 1,9% anunciado anteriormente para 0,4%.
A estimativa para o segundo trimestre divulgada hoje, contudo, é baseada em dados incompletos ou que passarão por revisões adicionais. Uma segunda estimativa para o período, baseada em dados mais completos, será anunciada no dia 26 de agosto, diz o departamento.

Com muitas dívidas, os Estados Unidos estão correndo contra o tempo para não colocar em risco sua credibilidade de bom pagador. O país tem até 2 de agosto para ampliar o limite de dívida pública permitido ao governo. Caso isso não ocorra, o país pode ficar sem dinheiro para pagar algumas de suas obrigações, ou seja, há risco de calote.
A elevação do teto da dívida precisa ser aprovada no Congresso. Há um impasse, entretanto, entre os democratas e os republicanos.

Nesta quinta-feira (28), a Câmara dos Representantes dos EUA adiou a votação da nova proposta do plano do Partido Republicano para reduzir o déficit orçamentário do país e elevar o limite de endividamento do governo federal, menos de uma semana antes da data final estipulada pelo Departamento do Tesouro norte-americano para que esse assunto estivesse resolvido. A votação deve ser retomada nesta quinta-feira.Fonte g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário