sábado, 30 de julho de 2011

Quênia planeja reunião internacional sobre crise de fome no Chifre da África

Quênia planeja reunião internacional sobre crise de fome no Chifre da África

Reunião, ainda sem data, deverá apoiar a abertura de acampamentos de assintência na Somália

29 de julho de 2011 | 10h 24
Efe

Segundo a ONU, cerca de 11 milhões de pessoas estão em situação crítica no Chifre da África
NAIRÓBI - O governo do Quênia planeja organizar uma conferência internacional sobre a crise de fome e a seca que afligem o Chifre da África, embora ainda não tenha fixado uma data para a reunião, informa nesta sexta-feira, 29, o diário queniano "Daily Nation".
"As datas da reunião serão acertadas com os parceiros regionais e internacionais", precisa a nota da Presidência queniana, que ressalta que a conferência abordará "as necessidades de alimentos de emergência para 14 milhões de pessoas que necessitam de auxílio alimentício" na região.
A reunião, acrescenta o comunicado, também "apoiará a abertura de acampamentos de assistência alimentícia dentro da Somália para deter o fluxo de refugiados em direção a países vizinhos, especialmente o Quênia".
O campo de refugiados de Dadaab (leste do Quênia), que tem capacidade para 90 mil pessoas, abriga atualmente mais de 400 mil, a maioria somalis, o que transforma esse espaço no maior campo de refugiados do mundo.
Além disso, assinala o diário, os líderes que participarão da conferência analisarão a falta de um governo estável na Somália, o que contribui para o agravamento da situação nesse país, onde duas regiões do sul estão em estado de crise de fome.
O chefe de Estado do Quênia, Mwai Kibaki, presidiu nesta quinta-feira uma reunião de gabinete para avaliar a crise, que só neste país colocou mais de 3,5 milhões de pessoas em risco de crise de fome.
A seca que castiga o Chifre da África é a pior na região nos últimos 60 anos, e seus devastadores efeitos mantêm em situação crítica cerca de 11 milhões de pessoas, segundo a ONU.

Notícias relacionadas: Fonte globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário