sexta-feira, 29 de julho de 2011

Ronaldinho iguala marca de Romário em seu primeiro Brasileiro pelo Fla

29/07/2011 07h30 - Atualizado em 29/07/2011 07h30

Ronaldinho iguala marca de Romário em seu primeiro Brasileiro pelo Fla

Em 11 jogos, R10 já soma mesmo número de gols que o Baixinho fez em toda a edição de 1995, ano no qual o ex-atacante chegou à Gávea

Por Fred Gomes Rio de Janeiro
Ronaldinho Gaúcho gol Flamengo (Foto: Alexandre Vidal / Fla imagem)Ronaldinho reinou na "casa" do Rei Pelé
(Foto: Alexandre Vidal / Fla imagem)
Ao brilhar na última quarta-feira dentro da "casa" de Pelé, Ronaldinho Gaúcho igualou marca de outro rei, o da grande área: Romário. Com os três gols na histórica vitória por 5 a 4 sobre o Santos, o craque chegou a oito, mesmo número registrado pelo Baixinho em todo o Campeonato Brasileiro de 1995, o primeiro do ex-atacante com a camisa do Flamengo. O mais impressionante é que, por enquanto, a média de R10 é superior (0,72 gols por jogo contra 0,50).
Maior investimento da História rubro-negra antes da chegada de Ronaldinho, Romário esteve em 16 dos 23 jogos disputados pelo Fla no Brasileirão de 95. Foram oito gols contra seis adversários: Bragantino, Palmeiras, Corinthians, Grêmio, Criciúma e Bahia. Já o 'Dentuço', que participou de 11 dos 12 compromissos da equipe na edição 2011, balançou as redes de Avaí, Bahia, Atlético-MG, América-MG e Santos.
Primeiro 'hat-trick' de Romário pelo Fla em Brasileiros foi só em 1997
Apesar de tratado como o "Gênio da grande área" e ter feito três ou mais gols numa só partida por 13 vezes com a camisa do Flamengo, o primeiro 'hat-trick' (termo inglês usado para designar quando um jogador marca três num único duelo, proliferado na "era do videogame") do Baixinho com a camisa do clube em um Brasileiro aconteceu em 1997, em seu 22º jogo na competição como atleta rubro-negro. Na ocasião, o Rubro-Negro goleou o Goiás por 4 a 1, no Serra Dourada, no dia 16 de julho daquele ano.
romário, sávio e edmundo pelo flamengo (Foto: Divulgação / Saviobortolini.com)Acompanhado de Sávio e Edmundo, Romário não
brilhou no Brasileiro-95 (Foto: Saviobortolini.com)
Vantagem do Baixinho
Se em apenas 12 rodadas Gaúcho está prestes a desbancar Romário quando o assunto é "gols no primeiro Brasileiro pelo Flamengo", a história muda radicalmente em relação ao retrospecto da dupla até o dia 27 de julho de cada ano (data da vitória por 5 a 4 sobre o Santos). Com o mesmo número de dias decorridos em 1995, o eterno camisa 11 já tinha impressionantes 27 gols em 33 jogos (média de 0,81). Seu "rival" soma em 2011 13 em 29 duelos (0,44).
Equilíbrio em decisões no primeiro ano de Flamengo
Ainda que o primeiro hat-trick de Romário tenha demorado para sair com a camisa do Flamengo no Campeonato Brasileiro, o mesmo não aconteceu no Carioca de 1995. Logo na decisão da Taça Guanabara daquele ano, ele fez os três gols rubro-negros na vitória por 3 a 2 sobre o Botafogo, no dia 23 de março. Definir título do primeiro turno para o Fla, entretanto, não é exclusividade do Baixinho. Em 2011, Ronaldinho marcou o único do triunfo por 1 a 0 sobre o Boavista.
A diferença entre a dupla é que R10 terminou o Carioca como campeão, diferentemente de Romário, derrotado pelo Fluminense no último jogo daquele torneio, por 3 a 2, no dia 25 de junho.
Ainda é cedo para dimensionar qual dos dois será mais importante para o clube, até porque a passagem do atual ídolo pela Gávea ainda não chegou ao fim, mas a disputa para ver quem se aproxima mais de Zico entre Baixinho e Gaúcho promete.Fonte globo esport

Nenhum comentário:

Postar um comentário