sexta-feira, 29 de julho de 2011

Craques do passado de Fla e Santos 'assinam' os 5 a 4 na Vila Belmiro

29/07/2011 08h35 - Atualizado em 29/07/2011 08h35

Craques do passado de Fla e Santos 'assinam' os 5 a 4 na Vila Belmiro

Personagens de tantas outras partidas que marcaram História, Pepe, Lima, Andrade e Júnior elogiam jogaço de quarta-feira pelo Brasileirão

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Um clássico com a assinatura dos craques do passado. Entusiasmados e esperançosos, ex-jogadores de Flamengo e Santos vibraram com o jogaço protagonizado pelos dois times nesta quarta-feira, na Vila Belmiro, pelo Brasileirão. Foram nove gols no 5 a 4 a favor do clube carioca, igualando o recorde de gols do confronto (Fla 6 a 3 em 1939, também na Vila). Um jogo para fazer ídolos relembrarem com carinho a época em que jogavam ou até para dar vontade de estar em campo de novo, como foi o caso de Júnior, ex-lateral e meia do Fla nas décadas de 80 e 90.
- Desde que eu parei, em 93, poucas vezes tive vontade de estar em campo de novo, participar de um jogo como esse. Daqui a 40 anos vão pegar a ficha deste jogo para saber quem participou. Acho que a partida marcou a reconciliação do torcedor com a essência do futebol brasileiro - disse Júnior, por telefone.
O ex-jogador relembrou um jogo de que participou e que teve um enredo semelhante, em 1982. O poderoso São Paulo de Waldir Peres, Marinho Chagas, Darío Pereira, Mário Sérgio e Serginho Chulapa abriu 2 a 0 no Maracanã e conseguiu segurar o placar até os 13 minutos do segundo tempo. Mas o Fla, também cheio de estrelas, como Raul, Mozer, Leandro, Júnior, Adílio e Nunes virou com dois gols de Zico e um de Andrade, para vibração dos rubro-negros, nesse que foi o primeiro jogo após o título mundial.
Na história
Maior goleada do Fla no Santos Flamengo 5 x 0 Santos (1984)
Maior goleada do Santos no Fla Santos 7 x 1 Flamengo (1961)
Aliás, 1982 foi um ano de viradas sobre o São Paulo. Naquele ano, o Fla também conseguiu outro resultado importante. Levou o primeiro gol no Morumbi e depois virou para 4 a 1. O Tricolor reagiu e diminuiu para 4 a 3, mas o time carioca segurou o resultado. Andrade, que participou dos dois jogos daquele ano, ficou feliz com o jogão que viu na Vila nesta quarta.
- Foi um dos melhores jogos dos últimos anos. Além dos gols, tivemos muitas jogadas bonitas. Ronaldinho de um lado, Neymar de outro. Quando estava 3 a 0 e o Flamengo empatou, dali já se sabia que seria um jogo diferente. Ainda teve o pênalti perdido (por Elano). E o futebol castiga. Logo depois o Deivid foi lá e empatou - disse Andrade, recordando alguns dos momentos do jogo.
Santistas vibram com a chuva de gols
Quando o Santos de Pelé entrava em campo, a expectativa era de uma chuva de gols. Com a experiência de quem já participou de alguns 5 a 4 na carreira, Pepe se sentiu de certa forma representado em campo e garante que "assinaria" a partida.
pepe santos (Foto: Divulgação / Site Oficial do Santos FC)Pepe é o segundo maior artilheiro do Santos
(Foto: Divulgação / Site Oficial do Santos FC)
- Foi excelente. Um jogo desse era até melhor que não tivesse vencedor. Não se pode culpar os sistemas defensivos. Foi emocionante, fez lembrar as nossas partidas. O nosso Santos era meio imprevisível. Às vezes ganhava de 7 a 6 do Palmeiras e na mesma semana levava de 6 a 4 do Jabaquara. Não era como esses 0 a 0 chatos, esses jogos cheios de empates da Copa América. Estava 3 a 0 e ficou 3 a 3. Fiquei pensando assim: Que p... de jogo é este? Foi uma partida em que todo mundo ficou até o último minuto esperando uma grande jogada ou um belo gol. E tomara que isso volte, fiquei feliz, empolgado de ver - comentou o segundo maior artilheiro da história do Santos.
Outro que não desgrudou os olhos da TV foi Lima, também integrante do esquadrão santista da era Pelé. O ex-volante disse que o confronto superou todas as expectativas.
- Era um jogo que já seria diferente com Neymar e Ronaldinho em campo. Mas duvido que alguém falaria que seria diferente como foi. Foi tudo altamente inesperado. O torcedor que saiu reclamando desse jogo tinha que sair do estádio com camisa de força.
Para quem gostou do que viu em campo, o jeito agora é esperar que o jogão inspire outras equipes. Ou então aguardar pelo Flamengo x Santos do segundo turno, marcado para o dia 23 de outubro. Será que eles conseguem repetir a dose? Fonte globo esport

Nenhum comentário:

Postar um comentário