terça-feira, 23 de agosto de 2011

Brasileiro perde a final da categoria até 66kg no Mundial de judô, em Paris

23/08/2011 12h50 - Atualizado em 23/08/2011 16h33

Brasileiro perde a final da categoria até 66kg no Mundial de judô, em Paris

Leandro Cunha é derrotado por ippon pelo japonês Masashi Ebinuma, no Palais Omnisport, e fica com a medalha de prata pela segunda vez seguida

Por Alfredo Bokel Direto de Paris, França
Leandro Cunha, vice-campeão mundial no ano passado, no Japão, repetiu o resultado e conquistou a medalha de prata na categoria até 66kg, no tatame do Palais Omnisport de Bercy, em Paris, nesta terça-feira. O brasileiro foi derrotado na final pelo japonês Masashi Ebinuma por ippon (confira a luta no vídeo ao lado). Este foi o segundo pódio do país no primeiro dia da competição. Na disputa pelo terceiro lugar, o russo Mogushkov venceu o britânico Colin Oates. Quem levou o outro bronze foi Jun-Ho Cho, da Coreia do Sul, após superar o esloveno Rok Draksik.
No início da luta, Leandro, muito técnico, tentou um katagatame, impondo respeito. Mas, aos três minutos, num golpe rápido, o japonês derrubou o brasileiro e faturou o ouro para o país que mais conquistou medalhas na história do judô mundial. Apesar da derrota, Leandro atendeu a imprensa sorrindo e dedicou mais uma medalha à filha Vitória, que nasceu em fevereiro deste ano.
- É mais uma conquistada com muito suor. Bati na trave de novo, mas chegar em duas finais seguidas de Mundial não é para qualquer um - comemorou para, em seguida, falar da luta contra Ebinuma - Comecei bem, estava bem fisicamente, senti que poderia ganhar o ouro, mas não deu. Faltaram alguns detalhes técnicos, mas vou trabalhar para evoluir e estudar mais os adversários.
Leandro, que pensou até em parar de lutar por ter amargado durante anos a reserva de João Derly e Henrique Guimarães, recuperou o ânimo e já sonha com o pódio nos Jogos de Londres, no ano que vem.
- Dei um passo grande aqui no Mundial para a vaga olímpica e vou buscar essa medalha que está faltando - afirmou Coxinha, como é chamado pelos companheiros - Meus pais faziam salgado para vender e eu sempre levava para o meu sensei. Um dia, não levei e ele cobrou a coxinha. Aí o apelido pegou - diverte-se ao lembrar
Brasileiro Leandro Cunha conquista medalha de prata no Mundial de judô (Foto: Marcio Rodrigues / FOTOCOM.NET)No pódio, Leandro Cunha e Ebinuma exibem as medalhas de prata e ouro (Foto:MarcioRodrigues/Fotocom)
O Mundial de Paris é o último do ciclo olímpico que culminará com os Jogos de 2012. Para os Londres, se classificam os 22 melhores homens e as 14 melhores mulheres na classificação. Uma medalha de ouro vale 500 pontos no ranking. A prata dá 300 pontos, o bronze 200, o quinto lugar 100, e a sétima colocação 80 pontos.
O Mundial de judô, de 23 a 28 de agosto, está sendo transmitido, ao vivo, pelo Fonte  SporTV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário