terça-feira, 23 de agosto de 2011

Rebeldes líbios devem transferir QG de Benghazi para Trípoli em dois dias

23/08/2011 17h43 - Atualizado em 23/08/2011 18h19

Rebeldes líbios devem transferir QG de Benghazi para Trípoli em dois dias

Anúncio ocorre após invasão da fortaleza do ditador Kadhafi na capital.
Paradeiro do ditador é incerto, e oposição já prepara transição de governo.

Do G1, com agências internacionais
O Conselho Nacional de Transição, órgão político da rebelião da Líbia, vai transferir seu quartel-general de Benghazi,no leste do país, para a capital, Trípoli, dentro de dois dias, disse nesta terça-feira (23) Ahmed Bani, porta-voz militar dos rebeldes, à TV Al Jazeera.
O anúncio da mudança de base ocorre horas depois de combatentes rebeldes terem invadido a fortaleza do ditador Muammar Kadhafi na capital, praticamente tomada pelos oposicionistas desde o fim de semana.
O paradeiro de Kadhafi e de seus filhos continuava incerto. Militares americanos acreditam que ele, que recusa-se a entregar o poder, ainda esteja em Trípoli.
Com apoio dos EUA, de países europeus e da ONU, rebeldes preparam-se para assumir interinamente o poder no país, que enfrentou uma sangrenta guerra civil de mais de seis meses.
Transição imediata
"A transição começa imediatamente" para a construção de uma "Nova Líbia", anunciou nesta terça-feira à noite em Doha o número dois da rebelião, Mahmud Jibril.
Ele dirige o Executivo da rebelião e é o número dois do Conselho Nacional de Transição.
"Construímos agora uma Nova Líbia, com todos os líbios como irmãos por uma nação unida, civil e democrática", acrescentou Jibril.
tópicos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário