sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Kadhafi está cercado em região da capital da Líbia, diz autoridade rebelde


26/08/2011 15h25 - Atualizado em 26/08/2011 17h40

Kadhafi está cercado em região da capital da Líbia, diz autoridade rebelde

Ditador estaria sendo 'monitorado' antes de possível tentativa de captura.
Apesar da resistência dele, oposicionistas já organizam governo provisório.

Do G1, com agências internacionais
Um ministro do Conselho Nacional de Transição, órgão político dos rebeldes da Líbia, disse nesta sexta-feira (26) que forças oposicionistas tinham cercado uma área na capital, Trípoli, onde o ditador Muammar Kadhafi e seus aliados mais próximos estariam escondidos, e que a presença do líder estava sendo monitorada antes de uma tentativa de captura.
"A área onde ele está agora está sob cerco", disse à Reuters o ministro da Justiça, Mohammed al-Alagi. "Os rebeldes estão monitorando a área e estão cuidando disso."
Alagi, um advogado que disse ter ido para Trípoli para estabelecer uma nova "autoridade legal" para o país, recusou-se a especificar onde Kadhafi estaria.
Anteriormente, outros dirigentes rebeldes disseram acreditar que Kadhafi tenha se refugiado no distrito de Abu Salim, no sul da capital -- uma área onde foram registrados conflitos nos últimos dias.
Líbios celebram a queda de Kadhafi nesta sexta-feira (26), após as orações, na região central de Trípoli (Foto: AP)Líbios celebram a queda de Kadhafi nesta sexta-feira (26), após as orações, na região central de Trípoli (Foto: AP)
Apesar de Kadhafi afirmar que vai resistir aos rebelde, os oposicionistas, com o apoio do Ocidente, já organizam o novo governo de transição. Combates continuam na capital e em outros pontos, como Sirte, cidade natal do ditador.

Orações
A população de Trípoli se aventurou a ir às mesquitas nesta sexta, orando por paz e agradecendo pela queda de Kadhafi, embora a capital ainda ofereça riscos à segurança.
Apesar dos disparos esporádicos, Trípoli estava nesta sexta-feira mais quieta do que nos outros dias. Corpos, lixo apodrecendo no calor do verão, carros danificados e outros detritos da guerra evidenciam os esforços  para superar a resistência dos homens leais ao coronel.
Moradores temem que Kadhafi, que lançou um chamado às armas na quinta-feira, tenha fugido da capital por rotas há muito planejadas a fim de tentar mais uma batalha com os insurgentes que tentam derrubá-lo há mais de seis meses.
Depois que o seu QG foi tomado na terça-feira, os líderes rebeldes ofereceram um prêmio pela cabeça de Kadhafi e disseram que a vitória seria completa apenas quando ele fosse encontrado, 'vivo ou morto'.

Nenhum comentário:

Postar um comentário