segunda-feira, 22 de agosto de 2011

PF e Ibama investigam financiadores de garimpo clandestino em MT


22/08/2011 16h57 - Atualizado em 22/08/2011 19h44

PF e Ibama investigam financiadores de garimpo clandestino em MT

Garimpeiros voltaram ao Novo Astro em função da valorização do ouro.
Duzentos agentes federais fecharam o local durante Operação Bateia.

Do G1 MT
Cerca de 100 garimpeiros exploravam garimpo Novo Astro quando operação foi deflagrada no local. (Foto: Reprodução/TVCA)Cerca de 100 garimpeiros exploravam garimpo Novo Astro quando operação foi deflagrada no local. (Foto: Reprodução/TVCA)
A Polícia Federal e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) investigam quem estaria financiando o garimpo ilegal Novo Astro, em Nova Bandeirantes, a 980 quilômetros de Cuiabá. O garimpo foi fechado na última quinta-feira (18), quando 200 agentes federais estiveram no local para a retomada da área que estava sendo explorada por mais de 100 garimpeiros.
Segundo o Ibama, o garimpo teve início há cerca de trinta anos e ficou desativado por muito tempo, mas, em função da valorização do ouro, os garimpeiros voltaram ao local. “Alguém lucra muito com isso e pelo que se vê não são os garimpeiros. Então, é possível que tenha alguém ou alguns braços financiadores, cujo principal objetivo nosso é chegar até eles”, disse o chefe de fiscalização do Instituto, Luciano Guerra Cota.
Ainda de acordo com Luciano Guerra Cota, a previsão das autoridades é de que o garimpo poderá ser reaberto legalmente. Para isso, os garimpeiros terão que se organizar e criar uma cooperativa. “Se eles [garimpeiros] cometeram crimes até o momento e ações ilegais que paguem por isso, mas também que busquem a regularização para que possam exercer a atividade como manda a legalidade”, pontuou Luciano, ao enfatizar que, com isso, possam trabalhar de cabeça erguida e possam sustentar suas famílias dentro da legalidade.
Operação Bateia
Na semana passada, os soldados do exército ocuparam o garimpo e fecharam as principais entradas e saídas. No local, eles encontraram dezenas de acampamentos improvisados deixados pelos garimpeiros. Até agora, foram apreendidos tratores, motores de sucção e combustível utilizados na extração do ouro. A exploração ilegal já devastou uma área de mais de 10 quilômetros de extensão.
Também participaram da operação a Força Nacional de Segurança, Exército Brasileiro, Instituto Chico Mendes (ICMBio), além do Departamento Nacional de Produção Ambiental (DNPM). Fonte g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário