domingo, 14 de agosto de 2011

Rebeldes líbios entram em cidade estratégica perto de Trípoli


14/08/2011 11h30 - Atualizado em 14/08/2011 11h33

Rebeldes líbios entram em cidade estratégica perto de Trípoli

Avanço é considerado o mais significativo em meses de confrontos.
Ação corta ligação com a Tunísia, que mantém capital abastecida.

Da Reuters
Rebeldes líbios levantaram neste domingo (14) sua bandeira no centro de uma cidade perto da capital Trípoli, após conseguirem o avanço mais significativo em meses e cortarem a maior ligação do local onde está o líder Muammar Kadhafi com o mundo exterior.
A importante vitória rebelde na cidade de Zawiyah, localizada a cerca de 50 quilômetros a oeste de Trípoli, é uma derrota psicológica para os partidários de Kadhafi. A ação também cortou a estrada costeira até a Tunísia, que mantinha a capital abastecida com alimentos e combustível.
Mas ainda não há sinais de que Trípoli esteja sob ameaça imediata de um ataque rebelde. Forças pró-Kadhafi fortemente armadas estão de prontidão entre Zawiyah e a capital.
Rebeldes líbios comemoram controle da cidade de Zawiyah, a cerca de 50 km da capital, Trípoli (Foto: Bob Strong / Reuters)Rebeldes líbios comemoram controle da cidade de Zawiyah, a cerca de 50 km da capital, Trípoli (Foto: Bob Strong / Reuters)
Após os rápidos avanços iniciais terem sido combatidos pelo grande poderio bélico de Kadhafi, os rebeldes estavam praticamente sem condições de encerrar o impasse no país, mesmo ajudados por ataques aéreos da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte).
Mas as forças rebeldes agora estão em sua posição mais privilegiada desde fevereiro, quando ocorreu o início do levante contra os 41 anos de governo de Kadhafi. Agora, eles controlam a costa a leste e oeste de Trípoli. Ao norte está o Mar Mediterrâneo e um bloqueio naval da Otan, enquanto ao sul há um deserto despovoado.
Rebeldes na região das Montanhas do Oeste, ao sul da cidade de Zawiyah, foram em direção à cidade no final do sábado, encontrando pouca resistência das forças de Kadhafi.
No começo deste domingo, próximo ao principal mercado de Zawiyah, cerca de 50 combatentes rebeldes andavam e gritavam 'Allahu Akbar!', ou 'Deus é o maior'. A bandeira vermelha, preta e verde, dos rebeldes, tremulava em uma loja.
Combatentes rebeldes disseram que ainda havia forças leais a Kadhafi na cidade, incluindo atiradores que estavam posicionados em edifícios altos. Rajadas de artilharia e metralhadores podiam ser ouvidas.
Um rebelde afirmou que as forças de Kadhafi ainda tinham o controle da refinaria de petróleo na fronteira norte de Zawiyah, um alvo estratégico por ser a única que ainda está funcionando no oeste da Líbia. As forças de Kadhafi dependem de seu combustível.
Rebeldes disseram que a capital é o próximo alvo, depois que Zawiyah estiver totalmente controlada. Um dos combatentes sorria enquanto apontava para uma placa em uma estrada, que indicava o caminho até Trípoli.
'Estou 100% certo de que vamos tomar Zawiyah hoje e então ir até Trípoli', afirmou Bin Jaffin Ali, 34, um lojista que se juntou aos rebeldes.
tópicos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário